Primeiro plantio comercial de Lúpulo do Nordeste inicia colheita da sua segunda safra
Equipe do Alagoas Rural voltou a fazenda Sete Léguas, em União dos Palmares, para ver como é a colheita de perto; produto já foi premiado na Copa Brasileira de Lúpulo
A colheita do primeiro plantio comercial de lúpulo do Norte e Nordeste é mérito da fazenda Sete Léguas, na cidade de União dos Palmares, interior de Alagoas.
Segundo o produtor Aluysio Righetti, em breve os cervejeiros vão poder contar com uma análise detalhada para escolher uma das variedades do produto nordestino, já reconhecido na copa brasileira de lúpulo.
“Eu vou mandar para a Unicamp, então ela vai mandar uma análise de quanto ele tem de alfa, de ácido, de óleos. Então eu já vou proporcionar para os cervejeiros uma decisão mais fácil, porque eles vão estar sabendo quanto usar em cada cerveja'', explicou Aluysi.
A espécie é nativa do hemisfério norte, onde o período de luminosidade maior garante que o lúpulo receba 16 horas de luz por dia e possa crescer e florescer. Por isso, Righetti explicou como montou a estrutura necessária para ter êxito no cultivo do lúpulo no Nordeste Brasileiro.
Estagiário sob supervisão*