AL está se reestruturando para inserção de políticas públicas no campo, diz superintendente da Conab
Elizeu diz que suas expectativas são muito positivas para a retomada dos investimentos nos PAA e Programa do Milho
O novo superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab-AL), Elizeu José Rêgo, anunciou que a prioridade da sua gestão será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa do Milho.
Elizeu explica que, após uma queda no desenvolvimento dos programas da agropecuária brasileira nos 6 últimos anos, que atingiu também o Programa do Milho, a comunidade agrícola de Alagoas está se reestruturando e sua atual organização vai fortalecer o “ressurgimento” dos programas e atividades rurais.
“Em 2009 quando colocamos a Conab em Alagoas, a gente não tinha uma agricultura familiar organizada, a nossa dificuldade era fazer a busca ativa de agricultores que tivessem produção e que se cadastre se e tivesse minimamente as documentações necessárias para participar das políticas públicas, então apesar de haver investimento na época, faltava organização fundiária”, afirma. Hoje, completa Elizeu, com a organização acelerada atual, com o apoio do Governo Federal e das lideranças governamentais do Estado de Alagoas, as políticas públicas poderão ser direcionadas novamente para o setor.
O Programa do Milho atualmente possui três unidade e uma nova está sendo reaberta em Santana do Ipanema. e no caso do PAA com a retomada das chamadas públicas feitas pelo Governo Federal, Alagoas apresentou uma grande quantidade de projetos voltados para a agricultura familiar, com isso, apesar das dificuldades orçamentárias atuais, o objetivo é investir até o fim deste ano cerca de R$ 53 mi apenas para o PAA da agricultura familiar.
Elizeu diz que suas expectativas são muito positivas para a retomada:“ Com isso, trazer para os agricultores uma nova luz, um novo alento, de que tudo vai melhorar a médio prazo e a gente vai ter novos horizontes”.
Veja a matéria completa do AL Rural:
*Com AL Rural