A Política Alagoana e a Integração na Comunidade Internacional: novos caminhos em direção ao cenário global
Hoje, falaremos um pouco do que se espera da utilização desta estratégia
A utilização da paradiplomacia como ferramenta de promoção e integração dos estados no cenário internacional está se tornando cada vez mais comum. Hoje, falaremos um pouco do que se espera da utilização desta estratégia em busca de promover a marca Alagoas no cenário global.
O ponto forte será, sem dúvidas, a promoção do Turismo e da Cultura alagoana, atrelados aos princípios de sustentabilidade e diplomacia cultural, valorizando as características e tradições dos povos locais.
Outro ponto a ser destacado é a expansão da busca por captação de investimentos estrangeiros no território alagoano. É possível citar, por exemplo, a visita do atual governador de Alagoas, Paulo Dantas, e sua comitiva, à China, para tratar de projetos e investimentos locais.
Nos últimos anos, Alagoas vem demonstrando um grande potencial de desenvolvimento e atraindo a atenção de atores internacionais. Entretanto, ainda existem dificuldades locais que precisam ser vencidas, como o alinhamento da integração entre as equipes do Governo de Alagoas e as Prefeituras Municipais.
O ano de 2024 será crucial para os próximos passos da política externa de Alagoas. Ao que tudo indica, o Governo de Alagoas já se adiantou com a criação de uma pasta específica que tratará dos assuntos de integração e relações internacionais. Por outro lado, os principais municípios do estado ainda se encontram atrasados neste cenário, o que pode sobrecarregar o Governo Estadual e/ou dificultar a captação de investimentos estrangeiros por falta de apoio e profissionais nas principais cidades do estado.
Às vezes, o óbvio precisa ser dito: o processo de internacionalização do estado não deve depender apenas do Poder Executivo Estadual. Ele também necessita da colaboração do Executivo Municipal na adoção de ações e medidas que concretizem o ideal de integração internacional e a sua participação como um ator na comunidade global.
Futuro internacionalista com um forte compromisso com causas sociais e um foco em Diplomacia Subnacional, Direitos Humanos e Sustentabilidade. Atualmente, é graduando em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Possui extensão em Paradiplomacia e Direitos Humanos pela Escola Superior de Relações Internacionais - ESRI e em Macroeconomia e Governo Corporativo pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla - UPAEP/MX. Além disso, busca desenvolver a ideia de internacionalização do Nordeste, sobretudo, no estado de Alagoas.