Alagoas no Mundo: Desafios e Oportunidades para a Internacionalização Além do Litoral
O Estado de Alagoas contém muitas qualidades naturais, humanas, culturais e religiosas
Recentemente, o Governo do Estado de Alagoas criou a Secretaria Especial de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas (SERFI), na qual Caroline Balbino foi nomeada para assumir o cargo de secretária da pasta. A advogada, que conta com grande experiência na área de gestão pública, será a representante do estado em suas relações paradiplomáticas — isto é, as relações internacionais estabelecidas por entidades subnacionais, como estados e municípios, com outros países ou organizações internacionais.
Entretanto, a SERFI terá grandes desafios pela frente, e um deles será mostrar aos municípios não-litorâneos como eles podem participar do processo de internacionalização do estado. Os esforços não devem se concentrar apenas na capital alagoana e nas regiões litorâneas do estado. É essencial que eles também abranjam os demais municípios dos estados, seja através do desenvolvimento econômico e social, impulsionando a abertura de empresas estrangeiras, como indústrias, agronegócios ou serviços, ou até mesmo utilizando ferramentas como a diplomacia cultural na atração de turismo e pesquisa, sobretudo no que se refere aos povos tradicionais que habitam a região, como os quilombolas, os indígenas e os ribeirinhos.
O Estado de Alagoas contém muitas qualidades naturais, humanas, culturais e religiosas. Cabe à SERFI recomendar planos de integração para que as cidades possam buscar parcerias com outros municípios ou atrair investimentos estrangeiros a fim de promover projetos que beneficiem seus habitantes. Utilizando-se da integração, a SERFI poderá aliar os interesses dos municípios alagoanos com os interesses do Governo do Estado, potencializando os ganhos e contribuindo para o fortalecimento da imagem e da identidade de Alagoas no cenário internacional.
Futuro internacionalista com um forte compromisso com causas sociais e um foco em Diplomacia Subnacional, Direitos Humanos e Sustentabilidade. Atualmente, é graduando em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Possui extensão em Paradiplomacia e Direitos Humanos pela Escola Superior de Relações Internacionais - ESRI e em Macroeconomia e Governo Corporativo pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla - UPAEP/MX. Além disso, busca desenvolver a ideia de internacionalização do Nordeste, sobretudo, no estado de Alagoas.