Onde está o meu dinheiro? Parte 1 – A plataforma Transferegov
Iniciamos hoje uma nova série de artigos. “Onde está o meu dinheiro?” é uma sessão de informações sobre as ferramentas digitais que os cidadão brasileiro têm a sua disposição para acompanhar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público em todas as esferas governamentais.
Hoje apresentaremos a plataforma Tranferegov.br, disponível através do endereço eletrônico https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home.
Desde sua origem em 2008 como Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), a gestão de recursos públicos no Brasil tem passado por uma constante evolução. Hoje, essa evolução se materializa na forma do Transferegov.br, uma plataforma informatizada que representa um marco na modernização e transparência das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.
O Transferegov.br, anteriormente conhecido como Plataforma +Brasil, é uma resposta tecnológica e estratégica para melhorar os processos de transferências voluntárias da União. Estruturado pelo Sistema de Gestão de Parcerias da União (Sigpar), conforme o Decreto nº 11.271/2022, esta plataforma representa uma evolução significativa em termos de funcionalidade e acessibilidade.
Essa transformação teve origem no Siconv, que simplificou e automatizou os processos de transferências voluntárias, estabelecendo um novo padrão de transparência e eficiência na relação entre a Administração Pública Federal, os Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil.
Com a criação da Plataforma +Brasil em 2019, os benefícios do Siconv foram ampliados, proporcionando uma gestão mais eficiente e resultados tangíveis para os cidadãos em todo o país. A mudança para o Transferegov.br em 2022 não só atende aos requisitos do padrão gov.br, mas também torna a plataforma mais intuitiva, representando um novo capítulo na modernização da gestão pública brasileira, com dados abertos e uma interface amigável.
Por meio do Transferegov.br, os gestores públicos e as organizações da sociedade civil podem operacionalizar de forma ágil e transparente as transferências de recursos, contribuindo para uma administração mais eficiente e responsável do dinheiro público.
Veja abaixo algumas funcionalidades oferecidas pela plataforma:
Acessando um dos links acima, é possível que o cidadão busque as transferências financeiras feitas a um determinado órgão por meio da tela abaixo, clicando no ícone de filtro ( ).
Em um contexto onde a transparência e a eficiência na gestão de recursos são cada vez mais valorizadas, o Transferegov.br se apresenta como uma ferramenta indispensável para promover a confiança dos cidadãos nas instituições e garantir o melhor uso dos recursos públicos em benefício da sociedade como um todo.
Para esclarecimentos de dúvidas sobre o uso da plataforma, envie um direct ao meu perfil no Instagram: @fabio.monteirost.
Até o próximo artigo.
Fabio Monteiro é administrador, consultor, instrutor e palestrante. Possui experiência de 10 anos como gestor de licitações e patrimônio público. Graduando em Gestão Pública. Atua na empresa Moura Treinamentos e Desenvolvimento Profissional (Ribeirão Preto/SP). Consultor técnico na empresa Wap Express (Maceió/AL) e Administrador da empresa FMS Office (Ribeirão Preto/SP). Atuou no setor público como Diretor de Compras, Presidente de Comissão de Licitações e Pregoeiro qualificado. Possui artigos publicados em revistas e portais direcionados à capacitação no âmbito das contratações públicas, como a Revista Eletrônica de Licitações e Contratos do INAP (SP), o Portal Solicita e o Portal Migalhas. Pesquisador e idealizador de métodos práticos para aplicação da Lei de Licitações nos órgãos públicos e para capacitação de empresários em contratações governamentais.