Coluna do João Costa

Informativo, opiniões, entrevistas. Política, mundo, Brasil, artes, variedades. 

O premiado jornalista João Costa escreve, em sua coluna no Jornal de Alagoas, sobre os mais diversos temas, com a habilidade e experiência adquiridos a longos de anos de profissão traz conteúdos de credibilidade e produzidos com criteriosa apuração. 

Jaguarari e Campo Formoso sediam II Ecofestival do Café de Serra dos Morgados

Em parceria com comunidades locais e tendo como inspiração a cadeia produtiva do café orgânico da Serra, serão lançados cafés especiais produzidos nesta região

Por Coluna do João Costa 04/07/2024 12h12
Jaguarari e Campo Formoso sediam II Ecofestival do Café de Serra dos Morgados
Jaguarari e Campo Formoso sediam II Ecofestival do Café de Serra dos Morgados - Foto: Reprodução

Acontecerá, entre os dias 12 e 15 de julho de 2024, nos municípios de Jaguarari e Campo Formoso, na Bahia, o II Ecofestival de Café da Serra dos Morgados. Com o tema “Uma xícara de café gera amizades”, convida amantes da bebida mais querida entre brasileiros, para conhecer a beleza e o potencial produtivo desses espaços no norte baiano e impulsionar o turismo ecocultural de base sustentável e comunitária. Além disso, o evento privilegiará uma época muita apreciada nessas serras do Sertão da Bahia: o inverno.

Em parceria com comunidades locais e tendo como inspiração a cadeia produtiva do café orgânico da Serra, serão lançados cafés especiais produzidos nesta região. "Entre os destaques do evento, está o café artesanal produzido pela comunidade há quase um século e o lançamento dos cafés especiais da Serra, que têm se destacado por apresentar um terroir específico dessa região serrana", explica Juracy Marques, organizador do evento.


Durante o II Ecofestival do Café, serão realizadas feira agroecológica, artística e da economia solidária; mesas temáticas abordando ecossustentabilidade e as perspectivas para o futuro do café das serras; mercado e comercialização do café; assim como oficinas diversas, envolvendo cafés filtrados, cafés especiais, montagem de cafeteria, marcas coletivas e indicadores biogeográficos, empreendedorismo feminino, cafés literários, shows musicais e lançamentos de livros e documentário.

Ainda segundo Marques, a grande marca do Ecofestival é a defesa da natureza. "O propósito da reativação da cadeia produtiva do café, nessa região, nasceu de uma forte luta ecológica para a preservação dos ecossistemas serranos do Sertão, sobretudo suas nascentes, rios e cachoeiras, protagonizada pelo Movimento Salve as Serras. Por essa razão, o Ecofestival do Café tem atraído um público engajado no cuidado com a natureza que cobra: dentro de uma xícara de café também devem estar os espíritos das árvores, dos pássaros, das águas", finaliza.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

Vista seu amor pelo café e compre a camisa/t-shirts do II Ecofestival do Café da Serra dos Morgados e colabore com a organização do evento.

Vendas no evento e no Restaurante Flor de Mandacaru. R. das Ameixas, 155 - COHAB São Francisco, Petrolina – PE. +55 87 99930 3141.

Instagram: @restauranteflordemandacaru

@melojucilene


R$ 80,00 (unidade)

ONDE FICA


O município de Jaguarari tem uma área territorial de 2.466,009 km² e uma população, segundo o censo de 2022, de 32.703 habitantes. Sua sede municipal está a uma altitude de 661 m. A região das suas serras, onde acontecerá o evento, tem altitude de mil metros, o que torna favorável a produção de café.

COMO CHEGAR


Translado aéreo até Petrolina / Petrolina a Jaguarari 1h35 min (105,1 km) via BR-407.

ONDE SE HOSPEDAR


Além de pousadas na cidade (Quinta de Casa), os interessados poderão fazer hospedagens nas casas dos moradores locais. Para tanto, podem entrar em contato com Maria Rosa, uma das organizadoras do evento, pelo telefone: +55 74 98846-8412)




Pesquise no blog
Sobre o blog

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Arquivo