Número de pessoas que vão viajar sozinhas deve aumentar em 35% até 2030
Segundo um estudo da Global Travel Insight, esse estilo de turismo vai atrair 580 milhões de pessoas no mundo
O mercado do turismo se atualiza o tempo todo, acompanhando as evoluções da sociedade, das culturas e das tecnologias. Diante dessas mudanças, uma das novidades é a opção de viajar solo. Conforme apontou o relatório Global Travel Insight, da Visa, uma empresa de serviços financeiros, é esperado um aumento de 35% nesse estilo de turismo até o ano de 2030, e a expectativa é de que cerca de 580 milhões de pessoas no mundo passem a aderir a esse perfil de viajante.
Ainda de acordo com o levantamento, o Rio de Janeiro é a quarta cidade que aparece na lista, sendo a capital fluminense a única representante do país. Além dela, os viajantes buscam na América destinos como Lima, no Peru; Medellín, na Colômbia; e Tijuana, no México. A fundadora do site Passagens Imperdíveis, Patrícia Guedes, destaca o perfil desses viajantes. “Viajar sozinho permite uma imersão profunda na cultura local e uma maior liberdade para explorar destinos de acordo com seus próprios interesses e ritmo. Além disso, as facilidades das tecnologias e a crescente oferta de serviços voltados para viajantes solo têm contribuído para essa escolha. Aplicativos de mapas, tradutores e plataformas de hospedagem facilitam a logística e a segurança, tornando a experiência de viajar sozinho mais acessível e menos intimidante”, destaca.
A psicóloga Laiane Souza é uma dessas pessoas que viajou para um intercâmbio e levou a solitude na mala. “Se eu pudesse resumir em uma palavra a minha viagem, essa palavra seria: transformação. Sempre fui uma pessoa que pensa muito antes de tomar alguma decisão, mas quando a ideia de fazer um intercâmbio surgiu em minha mente, eu apenas segui o meu coração e foi a melhor coisa que eu fiz por mim em toda a minha vida. Foi incrível imergir em culturas diferentes, conhecer pessoas de outras nacionalidades, desenvolver-se em outro idioma, experimentar verdadeiramente o novo e assim perceber que a diferença não separa, mas transforma e liberta”, completa.
Com o aumento previsto no número de viajantes solo, o turismo se reinventa, oferecendo novas oportunidades e desafios para a indústria, que precisa se adaptar para atender a esse crescente público que busca autonomia e novas experiências.
João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.