MV Bill e Luiz Eduardo Soares falam sobre Cabeça de Porco, em agosto, no Clube de Leitura CCBB 2024
Livro escrito por eles há quase 20 anos reforça relevância dos temas que aborda
O dia a dia de crianças e jovens em nove estados brasileiros e a atualidade dos dados reunidos por MV Bill e Luiz Eduardo Soares no livro Cabeça de Porco, escrito por eles em 2005, é o assunto do encontro mensal do Clube de Leitura CCBB 2024 em 14 de agosto, quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
“Desde 2005, quando publicamos Cabeça de Porco, um rio passou em nossas vidas. Primeiro, nos carregando para o alto, de onde vislumbrávamos um horizonte de sonhos, com redução de desigualdades, expansão da cidadania, afirmação democrática. Depois, transformando-se em tsunami, arrastando o país pra beira do abismo neofascista. Vinte anos velozes e furiosos, no Brasil e no mundo, mostraram que nenhuma conquista está consolidada, nem mesmo o senso de realidade, nem a vida no planeta está garantida, e que só haverá futuro digno se recomeçarmos a luta pelos direitos humanos todos os dias”, afirma o cientista político Luiz Eduardo Soares.
A importância do encontro é levar ao público análise de cunho antropológico e vivencial a partir do posicionamento de Soares – que acaba de lançar seu primeiro romance - acerca das questões pessoais contidas nas crônicas do rapper MV Bill – confirmado em elenco de nova novela da Globo e cuja biografia foi lançada recentemente - e Celso Athayde (outro participante da obra), além de conscientizar os leitores sobre as diversas realidades que existem dentro de um mesmo Brasil.
Um dos objetivos da sessão de agosto do Clube de Leitura CCBB 2024 é, segundo a curadora e mediadora, Suzana Vargas, cativar um olhar mais atento do público em geral para as condições em que vivem as pessoas pobres, pretas e periféricas. “Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção dos leitores jovens e adultos para a relevância que existe na leitura de relatos semelhantes que nos levam a pensar que na vida e no Brasil não existem soluções mágicas”, conta Suzana.
Constituído através de relatos, crônicas e breves ensaios, Cabeça de Porco permanece atual e urgente, lançando luzes sobre a gravíssima questão da violência urbana, desde situações reais até testemunhos pesados sobre o cotidiano nas favelas e nas periferias do Rio de Janeiro e de diversos estados brasileiros.
Para o rapper MV Bill, trazer esse conteúdo à tona com tamanha relevância é sinal de que pouquíssimas coisas mudaram, e em alguns aspectos até pioraram. “É de extrema importância e relevância termos esta discussão e, principalmente, num lugar tão emblemático quanto o CCBB. Vai ser uma oportunidade única de refletir sobre a nossa realidade social e racial. Por mais que o livro tenha recorte na criminalidade, ele fala muito sobre essas questões, sobre política, favelas e distribuição de renda”, define Bill.
SOBRE O LIVRO
Cabeça de porco é o resultado de um trabalho em duas fontes: entrevistas e filmagens feitas por MV Bill e seu empresário Celso Athayde nos últimos sete anos em favelas de nove estados brasileiros sobre crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas. A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto situações perigosas, se associam os textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares - um conjunto de registros etnográficos sobre juventude, violência e polícia.
O encontro com MV Bill e Luiz Eduardo Soares acontecerá no dia 14 de agosto de 2024, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do BB. O projeto vai até dezembro de 2024 e sessões anteriores já estão disponíveis.
&&&
Sobre o Clube de Leitura CCBB
Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento. Em 2023, 1.243 pessoas participaram presencialmente do Clube e foram feitos milhares de acessos na playlist dele. A edição do ano passado recebeu os escritores Paula Tavares; Milton Hatoum; Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.
A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.
&&&
Sobre os convidados
MV Bill é um renomado rapper, escritor, ator, cineasta e ativista brasileiro nascido e criado na Cidade de Deus Seu livro "Cabeça de Porco", coescrito com Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares, marcou uma era em 2005. O documentário "Falcão – Meninos do Tráfico" trouxe à luz a dura realidade de jovens envolvidos no tráfico, catapultando a conscientização nacional e foi premiado internacionalmente. Em 2022, lançou "A VIDA ME ENSINOU A CAMINHAR", uma coleção de crônicas que entrelaçam sua vida com a história da música brasileira. Como ativista, co-fundou a CUFA (Central Única das Favelas), deixando um legado que transcende fronteiras. MV Bill, um pioneiro que continua a desbravar novos caminhos na literatura e na vida.
Luiz Eduardo Soares: é escritor, antropólogo e cientista político, professor da pós-graduação em Literatura da UFRJ, coordenador da Cátedra Patrícia Acioli, vinculada ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, e ex-professor da UERJ, do IUPERJ e da UNICAMP. Foi visiting scholar nas universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Publicou 22 livros, dos quais os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019), “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil”(Boitempo, 2020) e os romances “2066”, com Rafael Coutinho (Narval, 2022), e “Enquanto anoitece” (Todavia, 2023). Foi secretário nacional de Segurança Pública, subsecretário e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, e secretário municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.
Sobre a mediadora
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.
&&&
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Em 2024 serão 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo o que você imaginar.
&&&
SERVIÇO:
Clube de Leitura CCBB 2024
Com MV Bill e Luiz Eduardo Soares
14 de agosto de 2024
Às 17h30
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
bb.com.br/cultura | .com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj| tiktok.com/@ccbbcultura
João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.