Blog do Romero

Política, governo, análises conjunturais, entrevistas e abordagens eleitorais

Gestão do governo credencia Paulo Dantas a disputar o Senado

Focado numa agenda de trabalho sem folga sequer nos fins de semana, Paulo Dantas prefere cumprir sua intensa rotina de trabalho

Por Por Romero Vieira Belo 30/10/2024 06h06
Gestão do governo credencia Paulo Dantas a disputar o Senado
. - Foto: Reprodução

Um dos comandantes da grande vitória do MDB em Alagoas, o governador Paulo Dantas não tem se manifestado sobre seu futuro político, não antecipa se pretende concorrer às eleições de 2026, mas isso não impede que, nos bastidores, se especule sobre uma eventual candidatura sua ao Senado Federal.

Focado numa agenda de trabalho sem folga sequer nos fins de semana, Paulo Dantas prefere cumprir sua intensa rotina de trabalho – sobretudo entregando e anunciando obras em todo o Estado – e aproveitar para curtir o clima da vitória nas eleições de seis de outubro, quando o MDB conquistou 65 Prefeituras.

SEM NOVA REELEIÇÃO

O governador cumpre o segundo mandato – primeiro foi escolhido pelos deputados estaduais em pleito indireto em 2022, para concluir o mandato de Renan Filho e, no mesmo ano, foi eleito pelo voto popular para um mandato integral de quatro anos – daí porque não pode mais repetir o cargo, ‘sem intervalo’.
Justamente por isso, o nome do MDB para concorrer à sucessão estadual daqui a dois anos é o do ex-governador, senador licenciado e atual ministro dos Transportes, Renan Filho, que também tem sido visto como possível candidato a vice-presidente da República, na hipótese de Lula buscar o quatro mandato.

TRAJETÓRIA

Ex-prefeito de Batalha, onde atuava como pecuarista, Paulo Dantas também exerceu o mandato de deputado estadual, cargo ocupado também pelo seu pai, Luiz Dantas, que chegou a presidir o Legislativo alagoano.
Muito se tem falado a respeito da eleição e 2026 (presidente da República, governador, duas vagas de senador, deputados estaduais e federais), embora, antes dela, estejamos vivendo o clima do pós-eleição municipal deste ano, com a escolha de prefeitos e vereadores.

OPÇÕES

Impossibilitado de sair de novo candidato ao governo, Dantas pode optar por permanecer na chefia do Executivo estadual até concluir o mandato em 31 de dezembro de 2026, ou se lançar postulante a uma das duas vagas do Senado que estarão em disputa, formando dupla com o senador Renan Calheiros, que buscará a reeleição.
Valendo essa última hipótese, Dantas teria que renunciar ao mandato até 30 de abril de 2026, passando o cargo ao vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), que já governou Alagoas por dois mandatos consecutivos (foi precedido por Suruagy/Mano e sucedido por Teotônio Vilela Filho). Se, porém, Lessa também decidir concorrer em 2026, uma nova eleição indireta terá de ser realizada pela Assembleia Legislativa.
Cumpre lembrar que os mandatos que estarão em jogo são os de Renan Calheiros e Rodrigo Cunha (este, eleito vice na chapa do prefeito João Henrique Caldas, em Maceió) e que um terceiro nome tem sido aventado para a batalha senatorial: Artur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

News title
Pesquise no blog
Sobre o blog

Iniciou-se no Jornalismo como redator do Diário de Pernambuco. Foi editor do Diário da Borborema (PB) e do Jornal de Alagoas. Exerceu os cargos de secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Estado de Alagoas.

Arquivo