Carnaval de Recife em 2025: dicas para preparar sua viagem com antecedência
Para aproveitar ao máximo a cidade, é preciso organizar os detalhes o quanto antes
Recife é mundialmente conhecida por seu vibrante Carnaval, que mistura tradição, cultura e muita animação. Além da festa, é possível aproveitar os passeios, as comidas típicas, os pontos turísticos e as belezas naturais da cidade. Para quem deseja participar dessa experiência inesquecível em 2025, é fundamental planejar com antecedência.
Em 2024, apenas o Galo da Madrugada atraiu cerca de 2,5 milhões de foliões, que curtiram 30 trios elétricos liderados por artistas como Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche e convidados como Juliette, Gaby Amarantos e Vanessa da Mata. No geral, o Carnaval de Recife recebeu uma média de 3,4 milhões de foliões, gerando 2,4 bilhões de reais e criando mais de 57 mil postos de trabalho. A rede hoteleira foi altamente beneficiada, com 96% de ocupação entre 9 e 13 de fevereiro de 2024.
Pensando nisso, a especialista em viagens e fundadora do Passagens Imperdíveis, Patrícia Guedes, destaca a importância de garantir passagens e hospedagem o quanto antes para evitar contratempos e preços elevados. "O Carnaval de Recife atrai milhares de turistas todos os anos, então, quem quer economizar precisa começar a se planejar com antecedência. Comprar passagens e reservar hotéis o quanto antes é essencial para garantir os melhores preços, conseguir vaga e evitar o aumento nas tarifas, que costuma acontecer nos meses próximos ao evento", explica.
O Carnaval de 2025 acontecerá entre os dias 1º e 5 de março, com o Pré-Carnaval nos finais de semana de 22 e 23 de fevereiro e o Pós-Carnaval em 8 e 9 de março. Para aproveitar ao máximo, a sugestão é que os viajantes também programem visitas a outros pontos incríveis da região, como:
A Praia da Boa Viagem;
O bairro Recife Antigo;
Um tour pelo centro histórico de Olinda;
Porto de Galinhas;
Passeio de buggy pelas praias, jangada para ver cavalos-marinhos ou mergulho;
Bate-volta com passeio de catamarã.
Patrícia também ressalta a riqueza cultural da cidade. "O Carnaval de Recife vai além da festa. A cultura pernambucana é rica, com tradições como o frevo e o maracatu, que tornam o evento ainda mais especial. É uma oportunidade de mergulhar na história e beleza da cidade, explorando seus museus, igrejas e, claro, suas praias paradisíacas. Não é só diversão, é também uma imersão na cultura local", finaliza.
João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.