Pesquisa Falpe para governador mostra perda de eleitores de JHC em Maceió
O Instituto Falpe realizou, junto ao eleitorado de Maceió, pesquisa de intenção de voto para o governo de Alagoas, e constatou que o prefeito João Henrique Caldas, o JHC, do PL, tem 70% da preferência dos votantes da capital alagoana. Os números foram publicados nesta segunda-feira (13) no site CadaMinuto.
Realizada entre os dias 10 e 12 deste mês de janeiro, a sondagem mostra uma queda de 13 pontos percentuais (arredondados) na relação entre a votação que JHC obteve na recente eleição de prefeito, e o percentual conquistado em hipotética eleição para governador: 83% em outubro último e 70% agora.
No pleito municipal que lhe assegurou a reeleição, JHC conseguiu 379.544 votos (83,25%) em um total de 455.918 votos válidos, enquanto o segundo colocado, o deputado federal Rafael Brito (MDB) obteve 58.084 votos (12,74%).
Compareceram às urnas 493.086 eleitores, dos quais 13.585 (2.76%) votaram em branco e 23.583 (4.78%) anularam o voto.
No levantamento do Instituto Falpe, o ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), aparece em segundo lugar com 12 das intenções de voto, mesmo percentual obtido por Rafael Brito em outubro na eleição para prefeito.
O Falpe apurou que 29,5% dos eleitores entrevistados disseram que não votariam em Renan Filho, enquanto o índice de rejeição ao prefeito JHC ficou em 5,5%.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alagoas fechou o ano de 2024 com 2 milhões 442 mil e 894 eleitores aptos a votar. Significa dizer que, como o eleitorado total de Maceió é de pouco mais de 600 mil votantes, o interior do Estado tem 3 vezes o número de eleitores da capital.
Em termos de sucessão estadual, isso pesa na balança porque Renan Filho tem o apoio e o voto da grande maioria do eleitorado interiorano, conforme atestam as pesquisas. Para se ter uma ideia, somente em Arapiraca, na eleição de outubro, o prefeito Luciano Barbosa, do MDB, teve 100.890 votos contra apenas 16.635 de Fabiana Pessoa (PL), a candidata apoiada pelo prefeito JHC.
Vale também lembrar que, na eleição de outubro, o MDB de Renan Filho elegeu 65 prefeitos, incluindo as grandes cidades do interior, enquanto o PL de JHC só venceu o pleito em Maceió.
SENADO
Para o Senado, de acordo com o Falpe, o ex-deputado Davi Davino Filho tem 50% das intenções de votos, enquanto o senador Renan Calheiros (MDB), que detém o apoio da maioria dos eleitores do interior, aparece com 19% das intenções de voto, seguido pelo deputado Artur Lira (PP) com 17%.
Na sondagem para presidente, revela o Falpe, o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro aparecem empatados com 24% das intenções dos eleitores, cada um.