Coluna do João Costa

Informativo, opiniões, entrevistas. Política, mundo, Brasil, artes, variedades. 

O premiado jornalista João Costa escreve, em sua coluna no Jornal de Alagoas, sobre os mais diversos temas, com a habilidade e experiência adquiridos a longos de anos de profissão traz conteúdos de credibilidade e produzidos com criteriosa apuração. 

Cesar Romão fala sobre Inteligência Artificial em palestra ministrada no Rotary Morumbi em São Paulo

Por Coluna do João Costa 19/02/2025 18h06 - Atualizado em 19/02/2025 18h06
Cesar Romão fala sobre Inteligência Artificial em palestra ministrada no Rotary Morumbi em São Paulo
Romão ressaltou que, com o avanço da Inteligência Artificial (IA), as pessoas estão perdendo a capacidade de criar e de se conectarem umas com as outras - Foto: Divulgação

Na noite do último dia 17 de fevereiro, o palestrante e escritor, Cesar Romão, ministrou uma palestra cujo tema foi “A IA em nossas vidas e em nossa carreira", onde ele discorreu amplamente sobre os desafios trazidos pela tecnologia e quais as perspectivas no âmbito pessoal e profissional.

O evento aconteceu no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, na sede do Rotary Morumbi. Na oportunidade estiveram presentes, Elaine Santos, psicóloga e palestrante, Cristian Marques, presidente do Rotary Morumbi, Raul Pontes, sócio fundador do Rotary Ponte Estaiada, Maria de Lourdes de Oliveira, Mário Mariano Machado, presidente de honra do Ilesp / Marco Ebling, Palestrante da área de Vendas / Gil Carvalho, Arquiteto/ Chef Samir Cauerk / Paulo Macruz, ONG DE CÃES ALIANÇA COM A VIDA/ Breno Côrtes Romão, Publicitário/ Thais Helena Gonçalves Côrtes Romão, jornalista, Jane Oliveira Mendes da PRACTICAL entre outras personalidades de expressão e a imprensa representada na pessoa de João Costa, jornalista e assessor de imprensa.

Romão ressaltou que, com o avanço da Inteligência Artificial (IA), as pessoas estão perdendo a capacidade de criar e de se conectarem umas com as outras. Ele enfatizou também a importância de adotar hábitos como a leitura, escrita e atividades que estimulem a cognição para manter e fortalecer a capacidade de criação e conexão humana.

Cesar também ressaltou que a inteligência artificial é apenas uma ferramenta que se baseia e reproduz informações já existentes. Por isso, seu uso cotidiano pode desencorajar a criatividade e resultar na produção de conteúdos desprovidos de sentimento, algo que é inerente e exclusivo ao ser humano.

Romão concluiu que é fundamental trabalhar para desenvolver habilidades cognitivas, a fim de que o ser humano mantenha o seu protagonismo com criatividade, a empatia e a capacidade de se conectar com os outros de forma empática.


Sobre o palestrante:


Cesar Romão é formado em Direito, com mestrado em psicologia Organizacional em Administração, MBA em Marketing e cursos de extensão pelas universidades da Califórnia, Berkeley e Richmond. Escritor e conferencista, tem muitos livros publicados, inclusive em países como Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Áustria e Alemanha. Pela Planeta, no Brasil, já lançou Tente outra vez, Seu futuro depende de você, Razão da vida, entre outros.

News title
Pesquise no blog
Sobre o blog

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Arquivo