MDB alagoano tem nome de peso para disputar 2ª vaga de senador
Para se ter uma ideia da liderança de Luciano Barbosa, em outubro último ele foi reeleito com 85,04% dos votos válidos (mais de 100 mil sufrágios)

Carreira brilhante, competente, trabalhador, sem ‘rabo de palha’ e, o mais importante, campeão de votos. Se o MDB alagoano estiver à procura de alguém com esse perfil para disputar o segundo voto de senador nas eleições do ano vindouro – o primeiro é do senador Renan Calheiros, candidato à reeleição – ele pode ser encontrado no interior, mais precisamente no Agreste, a cerca de 120 km de Maceió.
Seu nome: José Luciano Barbosa da Silva, ou simplesmente Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, reeleito no ano passado com votação recorde e grande responsável pela transformação da Capital do Agreste em uma das principais cidades do Nordeste brasileiro.
Para se ter uma ideia da liderança de Luciano Barbosa, em outubro último ele foi reeleito com 85,04% dos votos válidos (mais de 100 mil sufrágios), enquanto o segundo lugar coube a Fabiana Pessoa, do PL, com apenas 14,02%, ou seja, 16.635 votos, valendo lembrar que a então candidata era apoiada pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas filho, o JHC.
E o que poucos sabem, fora da cidade que administra, é que o engenheiro civil Luciano Barbosa não é arapiraquense, e sim, natural da vizinha Palmeira dos Índios.
Em sua trajetória política, Luciano Barbosa exerceu importantes cargos públicos, dentre os quais o de secretário dos Transportes de Alagoas, prefeito de Arapiraca, vice-governador de Alagoas, e ministro da Integração Nacional no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Foi eleito vice-governador junto com o governador Renan Filho, mas um episódio de ordem familiar impediu que ele assumisse o governo por ocasião da renúncia de Renan Filho, que deixou o cargo para disputar a vaga de senador aberta em 2022.
Por conta do episódio, Barbosa optou por disputar novamente a Prefeitura de Arapiraca, ele que já tinha sido prefeito, e acabou priorizando sua condição de um dos grandes líderes do MDB de Alagoas, passando a receber atenção especial do senador Renan Calheiros e do governador Paulo Dantas.
Com influência política na maior cidade do Estado, depois da capital, em toda região Agreste, parte do Sertão e também em Maceió, onde ocupou cargos relevantes, Luciano Barbosa tem peso para concorrer ao Senado, mas não parece disposto a deixar o comando da administração arapiraquense para encarar a batalha eleitoral em 2026.