Ciência, tecnologia e inovação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação divulga oportunidades de bolsas de estudos e apoio a projetos do ICGEB

Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia contribui para o fortalecimento da base científica dos países-membros ao promover a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos

Por Governo do Brasil 01/02/2024 11h11 - Atualizado em 01/02/2024 13h01
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação divulga oportunidades de bolsas de estudos e apoio a projetos do ICGEB
MCTI divulga oportunidades de bolsas de estudos e apoio a projetos do ICGEB - Foto: Reprodução/Internet

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Coordenação-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias (CGSB), divulga a abertura de inscrições para bolsas de estudo, apoio a projetos de pesquisa colaborativa e apoio a financiamento de cursos e encontros oferecidos pelo Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês). O prazo de inscrição varia de acordo com cada edital. Todas as informações estão disponíveis neste link.

“A participação em organizações internacionais, como o ICGEB, pode proporcionar acesso a recursos avançados, tecnologias e infraestrutura que podem não estar prontamente disponíveis em nível nacional”, explica o Liaison Officer do ICGEB no Brasil, Thiago Moraes. “Isso pode impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento científico, além de beneficiar a formação de recursos humanos qualificados no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho altamente capacitada em áreas-chave como engenharia genética e biotecnologia”, completou.

Segundo Moraes, a participação nessas iniciativas permite não apenas financiamentos para pesquisadores, mas também facilita o intercâmbio entre cientistas de diferentes regiões, fortalecendo a comunidade científica global e coloca o Brasil dentro dos esforços colaborativos para abordar desafios globais. “Isso é particularmente importante para países em desenvolvimento, como o Brasil, que buscam expandir suas capacidades em áreas de ponta da biotecnologia”, disse.

Neste ano, as chamadas do ICGEB incluem um programa de bolsa de estudos com diferentes modalidades; um programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa e um programa de Apoio e Financiamento de Cursos e Encontros. Além disso, o ICEGB oferece aos Estados-Membros financiamento para Chamadas para Encontros e Cursos (Meetings and Courses) de eventos teóricos e práticos a serem co-organizados pela instituição local (Estado-membro).

ICGEB


O ICGEB contribui para o fortalecimento da base científica dos países-membros, promovendo a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas de pesquisa e capacitação de recursos humanos nas diversas áreas da biotecnologia. A entidade oferece financiamento para projetos de pesquisa com objetivo de promover a formação de jovens cientistas e o desenvolvimento de instalações de pesquisas. A instituição dispõe de unidades de pesquisa de excelência na área de ciências da vida localizadas na Itália, Índia e África do Sul.

O Brasil é membro do Centro desde 2002. O Comitê Científico do Brasil abre anualmente, chamadas para propostas de projetos de pesquisa colaborativa e bolsas. A submissão das candidaturas e propostas é online. No endereço eletrônico do ICGEB, os interessados encontram informações detalhadas sobre como efetuar a candidatura e as opções de programas de estudos de acordo com a fase na carreira.