Ciência, tecnologia e inovação
Orkut, famosa rede social dos anos 2000, pode retornar; entenda
Criador afirmou que redes sociais hoje em dia são "muito tóxicas" e que planeja criar uma alternativa
16/08/2024 11h11
Nos anos 2000, bem antes de redes sociais como Facebook e Instagram fazerem sucesso no Brasil, o Orkut reunia milhares de brasileiros. Nesta semana, em discussões promovidas no Twitter, agora chamado de X, pessoas relembraram as famosas comunidades e toda a dinâmica da rede social que, hoje, já não existe mais. Ela pode, porém, estar voltando.
Orkut Buyukkokten, um engenheiro da Turquia responsável pela criação do Orkut, já hava dito que estava trabalhando em um projeto novo. Em solo brasileiro para o evento Rio Innovation Week, confirmou que quer trazer o fenômeno de volta.
"Todos nós sentimos falta de algo como o Orkut. Pessoas lembram das comunidades autênticas que formamos lá. As redes sociais hoje se tornaram mais focadas em marketing e influenciadores, em vez de criar verdadeiras conexões. Acredito que é o momento perfeito para ressuscitar essa experiência", disse Buyukkokten em entrevista ao g1.O engenheiro não afirmou quando deve fazer o (re)lançamento oficial do Orkut, mas isso pode acontecer ainda esse ano.
Há dois anos, o site www.orkut.com, que havia sido desativado, voltou a ar com uma mensagem do próprio fundador. Em texto, Orkut afirma que "a melhor rede social é aquela que enriquece a sua vida, mas não a manipula. Quero que você seja capaz de ser você mesmo, online e offline. Quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras", falou o engenheiro.
"Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. É por isso que trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!", terminou.
Comunidades do Orkut eram 'febre'
"Eu odeio acordar cedo", com seis milhões de membros, era uma das comunidades mais famosas da rede social. Amantes (e até haters de cantores, filmes, séries e coisas mundanas se reuniam com pessoas semelhantes para conversarem e se conhecerem nas tais comunidades.
Os fóruns de discussão eram a principal dinâmica do Orkut, que também trazia os clássicos "depoimentos" e o "scrap", no qual pessoas podiam deixar recados umas para as outras. A rede social foi descontinuada em 2014.
Em tempo real
16:57
mudança
16:51
Mulher e ex-deputada: Paulo Dantas define novo nome no secretariado
posicionamento
14:29
Em nova fase, Renan Filho “sincerão” se fortalece no cenário nacional
no interior
13:50
Caminhão carregado de linguiça capota na BR-104 e deixa dois mortos
boletim