Ciência, tecnologia e inovação
Por que a Lua fica da cor laranja de vez em quando?
Superlua azul surpreendeu quem observava o céu na noite de segunda-feira (19) ao nascer com cor alaranjada
Quem olhava para o céu, na noite de segunda-feira (19), na esperança de ver a brilhante Superlua azul teve uma surpresa: a Lua nasceu com uma intensa cor alaranjada. O evento lunar foi uma rara combinação entre uma Superlua e uma Lua azul — mas o que isso tem a ver com a cor laranja?
As chamadas Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas ocorrem quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.
Já a Lua azul sazonal é frequentemente definida como a terceira Lua cheia de uma estação astronômica com quatro Luas cheias. Nesta semana, tivemos a terceira Lua cheia desde que o inverno começou — e teremos uma quarta Lua cheia em setembro antes da estação acabar.
No entanto, o fato de a Lua ter nascido laranja não está ligado a esses dois fenômenos.
Lua colorida?
De acordo com Mirian Castejon, doutora em astrofísica e supervisora de astronomia e ciências no Planetário Ibirapuera, o motivo da Lua ficar laranja ao nascer é o mesmo que proporciona um belo pôr do sol multicolorido.
“Quando o Sol está mais alto no céu, a camada de atmosfera que a luz precisa atravessar para chegar até nós é mais fina. Quando o Sol está mais baixo, a luz tem que atravessar uma camada mais espessa de atmosfera, como se a luz estivesse rasante”, explicou Castejon.
Conforme a luz se espalha de forma diferente ao atravessar a atmosfera, ela chega até nós em diferentes tonalidades, como o laranja e o vermelho. “É a mesma coisa que acontece com a Lua”, acrescentou a astrofísica.
Além da atmosfera mais espessa, a mudança na cor de nosso satélite também é influenciada pelas partículas em suspensão na atmosfera.
“Essas partículas em suspensão podem ser partículas de poeira, de pólen, podem ser partículas de queimada, fuligem que fica flutuando da atmosfera ou pode ser mesmo a poeira que fica flutuando no ar”, disse Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp. “Depende da pureza da atmosfera ou da poluição do ar.”
Se o ar estiver muito poluído, por exemplo, pode ser que a Lua adquira um aspecto ainda mais avermelhado, que dure mais tempo mesmo conforme ela sobe no céu. Por isso, é difícil de prever quando o satélite nascerá laranja ou não.