Ciência, tecnologia e inovação
Colaborador da Fapeal conquista terceiro lugar na competição de TI Roga DX
Lucas Gabriel, desenvolvedor da Fapeal, conquistou o 3º lugar na competição de tecnologia que desafiou participantes a criar mini-projetos em Arduino e um inovador projeto de criptografia
Um colaborador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Lucas Gabriel, se destacou na competição Roga Developer Experience (Roga DX) 2024, um dos maiores encontros de tecnologia do Nordeste, ao conquistar a terceira posição. O evento, apoiado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto e contou com a participação de diversos profissionais e estudantes da área de TI, que competiram em desafios de criação de mini-projetos utilizando a plataforma Arduino.
O desenvolvedor da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação da Fapeal foi um dos membros da equipe que garantiu o pódio na competição. Ele se juntou aos colegas Christian Sabino, Alberto César, Wylker Esperidião e Rayssa Rodrigues, formando um grupo que, desde o início, mostrou diversas habilidades.
"O evento da Roga DX foi divulgado aqui na Fapeal, e eles distribuíram alguns ingressos para os colaboradores. Lá, conheci o Christian, que também é da minha cidade, São Miguel dos Campos, e ele me convidou para fazer parte do grupo que iria competir", explicou Lucas Gabriel.
A competição, que exigiu dos participantes habilidades em prototipagem, consistiu em duas etapas principais. Na primeira fase, os grupos precisaram criar cinco mini-projetos: um LED com iluminação regulável; um sensor de proximidade com alarme; um semáforo; um motor guiado por luz; e um monitor de temperatura. "Conseguimos realizar todos os protótipos com sucesso e nos classificar para a final", destacou o integrante.
Alberto César, outro membro da equipe e desenvolvedor Java, complementou a explanação sobre os desafios.
"O Arduino é como um mini computador utilizado para fazer protótipos. Ele é de fácil utilização, ou seja, qualquer pessoa pode criar projetos com ele. Um dos protótipos que desenvolvemos foi um sensor de proximidade, que mede a distância de um objeto usando um sonar e indica essa distância através de LEDs", explicou o estudante de Sistemas de Informação.
Na etapa final, os competidores precisaram criar um projeto inovador envolvendo criptografia, e a equipe de Lucas Gabriel se destacou mais uma vez, garantindo o terceiro lugar na competição.
"Foi um grande desafio, mas conseguimos conquistar a terceira posição na disputa. Como prêmio, ganhamos um kit avançado de Arduino da RoboCore e mais quatro kits iniciantes dessa mesma marca", comemorou o desenvolvedor da Fapeal.
Para o outro integrante da equipe, Alberto César, a participação na Roga DX foi uma oportunidade única de revisitar antigas habilidades e se inspirar para novos projetos.
"Participar deste desafio foi muito gratificante. Eu não usava o Arduino desde que terminei o curso técnico em eletrônica, e agora, com o kit que ganhei estou cheio de ideias para novos projetos. Já participei de algumas iniciativas no Ifal (Instituto Federal de Alagoas) envolvendo o Arduino e o Raspberry e quero voltar a participar ativamente", afirmou.
A conquista de Lucas Gabriel na Roga DX evidencia a importância do incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no estado de Alagoas. Com o apoio contínuo de instituições como a Fapeal e a Secti, o Governo de Alagoas segue promovendo o crescimento e o reconhecimento de seus colaboradores em competições de alto nível.