Ciência, tecnologia e inovação

Acesso ao painel Data Jovem já está disponível no site Alagoas em Dados

Através do painel, toda a sociedade terá conhecimento sobre dados atuais da juventude alagoana

Por Redação 13/09/2024 15h03
Acesso ao painel Data Jovem já está disponível no site Alagoas em Dados
Painel Data Jovem já está disponível no site Alagoas em Dados - Foto: Matheus Nascimento / Ascom Seplag

O painel “Data Jovem Alagoas”, que conta com uma interface dinâmica com informações atuais sobre a juventude alagoana, já está disponível para acesso no site Alagoas em Dados. A ferramenta foi produzida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), através da Superintendência de Informações e Cenários (Sinc) e lançada nesta quinta-feira, 12, em solenidade no Palácio da República dos Palmares.

Desde maio deste ano, a Seplag trabalha na elaboração do painel, que conta com dados coletados durante a realização da pesquisa “Data Jovem”, projeto que reuniu informações de jovens alagoanos com idades entre 15 e 29 anos, dos 102 municípios do estado. 

A pesquisa foi realizada pelo curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com o Governo de Alagoas, através da Seplag, da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

“O painel “DataJovem” representa um marco na pesquisa sobre a juventude em Alagoas, resultado de uma colaboração entre o Laboratório das Juventudes e diversas secretarias do estado de Alagoas. A pesquisa pioneira, traz evidências de temas essenciais para os jovens, como identidade, diversidade, educação, trabalho e renda. Mais do que dados, o painel reflete o nosso compromisso em direcionar políticas públicas eficazes e em garantir que os investimentos atendam às necessidades da juventude alagoana”, conta Juliana Santos, superintendente da Sinc.

Para que os dados fossem coletados, foram necessários aproximadamente 14 meses de pesquisa realizada pela Ufal, que teve início no ano passado. A coleta foi dividida em duas etapas, uma quantitativa, onde a primeira foi desenvolvida a partir da aplicação de questionários nos municípios alagoanos e uma qualitativa, que contou com a realização de seis grupos focais em escolas públicas estaduais. Após a finalização das etapas, os dados foram repassados à equipe da Sinc para que o painel fosse elaborado.


“A equipe da Sinc gera dados para desenvolver políticas públicas, simula cenários e constrói belíssimos painéis para que todas as secretarias, toda a iniciativa privada e a universidade, possa colaborar, pesquisar e se debruçar a apresentar soluções. E nós, do governo Paulo Dantas, estamos de braços abertos para ouvir e desenvolver políticas públicas. E o Data Jovem, especificamente, vai possibilitar decisões baseadas em dados, em evidências para atacar e resolver o problema identificado”, ressalta a secretária interina de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Elesjandely Marques.