Ciência, tecnologia e inovação
Cometa, eclipses e mais: veja os fenômenos astronômicos imperdíveis de 2025
Um novo ano começa trazendo diversos eventos para aqueles que gostam de observar o céu noturno
O ano de 2025 se inicia trazendo diversos fenômenos astronômicos para aqueles que gostam de observar o céu noturno.
Além das chuvas de meteoros, que fazem estrelas cadentes caírem do céu todos os anos na mesma época, poderemos testemunhar dois eclipses da Lua ao longo do ano. E embora também deva ocorrer um eclipse solar, ele infelizmente não será visível do Brasil.
Também poderemos contar com muitas conjunções astronômicas, que ocorrem quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos no céu.
Confira os principais eventos astronômicos de 2025
Cometa C/2024 G3 (ATLAS)
Já no início do ano, será possível observar ao cometa C/2024 G3 (ATLAS), que passará pelo seu ponto de maior proximidade com o Sol no dia 13 de janeiro. O corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculos, em céus escuros, a partir da segunda quinzena do mês.
Oposição de Marte
Ainda em janeiro, também ocorre o melhor momento para observar um dos planetas mais próximos do nosso: Marte. O Planeta Vermelho vai brilhar mais forte no céu pois estará em oposição, fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta.
Lua de Sangue: eclipse total da Lua
Em 14 de março, será possível ver um eclipse total da Lua de todo o território brasileiro durante a madrugada. O fenômeno é apelidado de Lua de Sangue, já que a sombra feita pela Terra no nosso satélite, bloqueando a luz do Sol, faz com que ele adquira uma cor avermelhada.
Conjunção entre a Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio
As conjunções ocorrem quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos um do outro. Na madrugada de 25 de abril, a Lua se encontra com Vênus, Saturno e Mercúrio, formando uma bela conjunção no céu noturno.
Conjunção entre os dois planetas mais brilhantes do céu
A madrugada de 12 de agosto trará uma conjunção entre os dois planetas mais brilhantes da noite: Vênus e Júpiter. Os dois corpos celestes vão brilhar próximos à constelação de Gêmeos, antes do amanhecer.
Eclipse penumbral da Lua
Em 7 de setembro, um eclipse total da Lua será visível da Ásia, Austrália, Oriente Médio, leste da Europa, leste da África e Antártida. No Brasil, no entanto, o eclipse da Lua será penumbral – com pouca alteração no brilho de nosso satélite a olho nu –, visível em parte dos estados do Sudeste e Nordeste do país.
Maior Superlua do ano
Em 2025, teremos três Superluas – Luas cheias que se encontram no perigeu, momento de maior proximidade com a Terra. A maior e mais brilhante, no entanto, poderá ser observada na noite de 5 de novembro.
Chuvas de meteoro
Confira também as datas em que será possível avistar chuvas de meteoro no céu durante 2025.
2 a 3 de janeiro: Quadrântidas
21 a 22 de abril: Líridas
3 a 4 de maio: eta Aquáridas
29 a 30 de julho: Delta Aquáridas do Sul
29 a 30 de julho: Alpha Capricornídeos
12 a 13 de agosto: Perseidas
22 a 23 de outubro: Oriônidas
3 a 4 de novembro: Táuridas do Sul
8 a 9 de novembro: Táuridas do Norte
16 a 17 de novembro: Leônidas
12 a 13 de dezembro: Geminídeos
21 a 22 de dezembro: Úrsidas
O guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.
Com o objetivo de resgatar o interesse pela contemplação celeste, o material lista mês a mês quais corpos celestes estarão visíveis e qual a melhor forma de procurá-los. Além de trazer explicações simples sobre astronomia.