Cooperativismo

Rota da Merenda Legal da Unicafes vai receber secretários e equipes da Educação dos municípios

Programa começa nesta quinta-feira, 11, reunindo municípios da Região Metropolitana, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), às 8h30

Por Redação com Assessoria 09/11/2021 19h07
Rota da Merenda Legal da Unicafes vai receber secretários  e equipes da Educação dos municípios
Programa começa nesta quinta-feira (11). - Foto: Assessoria

O Programa Merenda Legal, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) vai iniciar uma série de encontros regionais com secretários municipais e equipes de Educação que atuam na gestão escolar dos municípios para apresentar os itens da agricultura familiar que possam integrar o cardápio nutricional das escola, conforme as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O “Rota da Merenda Legal” começa nesta quinta-feira, 11, reunindo municípios da Região Metropolitana, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), às 8h30.

A edição vai contar com a presença do secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, do presidente do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região, Samuel Pulino, além de representantes do Sebrae Alagoas e gestores municipais. O evento vai contar com palestras temáticas sobre a “importância dos alimentos da agricultura familiar na alimentação escolar” e a "atualização da legislação do PNAE sobre alimentos da agricultura". A programação do evento também vai contar com uma exposição dos produ tos da agricultura familiar.

Antonino Cardozo, presidente da Unicafes, informa que o Rota da Merenda Legal vai percorrer seis regiões do Estado. A ação vai reforçar o âmbito da Lei 11.947, de 2009, que prevê a destinação obrigatória de 30% do valor repassado pelo PNAE na compra direta de produtos da agricultura familiar.

“É uma ação que vai em busca da efetivação do PNAE nos municípios mediante a lei dos 30%. Estaremos levando às equipes de Educação e gestão, de uma forma mais próxima, esse projeto de conscientização sobre o papel importante que pode ser desenvolvido pela agricultura familiar, sob muita competência, na oferta de alimentos ainda mais saudáveis. Na outra ponta, estaremos gerando desenvolvimento econômico e sustentável nas comunidade rurais”
, destacou o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.