Cooperativismo

Rota da Merenda Legal demonstra potencial da agricultura para abastecer escolas

Evento foi realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), nesta terça (23) em Coruripe, reunindo cerca de 190 pessoas

Por Assessoria 23/11/2021 18h06
Rota da Merenda Legal demonstra potencial da agricultura para abastecer escolas
Pnae prevê em lei o destinamento de 30% do orçamento para a compra dos itens da agricultura, quilombolas e cooperativas. - Foto: Assessoria

Agricultores familiares e cooperativas apresentaram seus produtos às equipes de Educação de dez municípios durante o Rota da Merenda Legal – polo Região Sul e do Baixo São Francisco - nesta terça-feira, 23. O evento foi realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Coruripe, reunindo cerca de 190 pessoas, dezesseis cooperativas, além de gestores escolares, nutricionistas, governos municipais, superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sebrae, Emater e Conab Alagoas.

O projeto faz parte do Programa Merenda Legal, da Unicafes Alagoas, que tem por objetivo chamar atenção para a inclusão dos itens produtos da agricultura familiar nas merenda escolar e no grupo de alimentos do sistema público de serviço. Segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, os eventos têm evidenciado a importância do tema e fazer o estado de Alagoas referência na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O rota vem justamente acionar agentes públicos e entidades para que possamos juntos cobrar e fazer valer a compra desses produtos que levam tanto sabor para os milhares de brasileiros. O momento hoje é de articulação com agricultores para que os principais compradores entendam o potencial que tem o agricultor familiar”, destacou o presidente da Unicafes.

O evento ainda abordou palestras sobre a atualização PNAE que sofreu alterações em virtude do sistema híbrido de ensino. O programa prevê em lei o destinamento de 30% do orçamento para a compra dos itens da agricultura, quilombolas e cooperativas.

“O PNAE é referência para o mundo, e recentemente houve alteração e essa legislação mais uma vez prioriza e valoriza o agricultor. É importante que a gente conheça bem a legislação, com procedimentos específico, com dispensa de licitação, regras próprias, que precisa ser colocada em prática à risca. Temos uma riqueza muito grande em produtos no estado de Alagoas no qual podemos inovar no cardápio escolar, são ganhos na nutrição e no desenvolvimento sustentável”, detalhou a nutricionista Anna Luna, que conduziu a palestra sobre o PNAE.

A Quitanda Coop mais uma vez foi aberta ao público para degustação e apreciação dos alimentos produzidos pelos agricultores. Fazem parte do mix de produtos das cooperativas frutas, legumes, verduras, raízes, frango caipira, panetone de macaxeira, bebidas lácteas, queijos, manteiga, mel, licor, doces caseiros e pescados. O próximo Rota da Merenda Legal acontecerá no dia dois de dezembro, no polo Regional Agreste, no IFAL de Arapiraca.