Cooperativismo

MTC lança projeto de técnicas agrícolas de baixo carbono para o sertão

Projeto Rural Sustentável Caatinga tem como objetivo evitar emissões de gases e aprimorar renda dos produtores do sertão; lançamento aconteceu na última quinta (25), em Batalha/AL

Por Assessoria 30/11/2021 15h03
MTC lança projeto de técnicas agrícolas de baixo carbono para o sertão
Objetivo é combater a pobreza e aumentar a renda dos produtores no sertão. - Foto: Assessoria

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC) Alagoas lançou o Projeto Rural Sustentável (PRS) Caatinga, iniciativa com foco em implantar técnicas agrícolas de baixo carbono no sertão. O encontro, que aconteceu no município de Batalha, agreste alagoano, contou a presença da equipe técnica que vai atuar no Projeto, representantes do MTC e de suas cooperativas da agricultura familiar parceiras.

“Com esse projeto da agricultura de baixo carbono vai ser possível agirmos para que o sertão seja sustentável e que as pessoas possam ter uma vida digna. Ou seja, o sertão poderá ser sustentável e a caatinga vai conseguir permanecer em pé. Precisamos cuidar do meio ambiente e das pessoas”, destacou Adriano Ferreira, dirigente do MTC Alagoas.

Para atuar nesta iniciativa, profissionais de Assistência Técnica Rural (Ater) participaram de capacitação promovida pelo PRS Caatinga. Esses especialistas vão atuar em 37 municípios entre cinco estados, sendo eles Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

O objetivo da parceria do MTC Alagoas com o PRS Caatinga é evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), combater a pobreza e aumentar a renda dos produtores no semiárido.

Sobre o PRS Caatinga


O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima (IFC) do governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS)