Cooperativismo

Cooperativas da Unicafes-AL cumprem agenda em Brasília/DF

O evento aconteceu na última terça-feira, 8, com a participação da bancada federal

Por Assessoria 09/12/2021 18h06 - Atualizado em 09/12/2021 18h06
Cooperativas da Unicafes-AL cumprem agenda em Brasília/DF
A Unicafes representa 34 cooperativas da agricultura familiar - Foto: Assessoria

A Unicafes Alagoas, instituição que representa 34 cooperativas da agricultura familiar, participou do evento de lançamento da Plataforma de Ações do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária promovido pela Unicafes Nacional com a participação da bancada federal, na última terça-feira, 8. Um dos propósitos da ferramenta é elencar ações essenciais à criação de uma política Nacional de Promoção e Fortalecimento do Cooperativismo Solidário.

Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, a nova ferramenta deverá promover avanços diretos ao setor. A deputada Tereza Nelma participou do evento ao lado do grupo alagoano. “Um dos propósitos da ferramenta é elencar ações essenciais à criação de uma política Nacional de Promoção e Fortalecimento do Cooperativismo Solidário. Uma ação que visa a integração das ações e que podem colher frutos produtivos da nossa produção enquanto agricultores familiares”, destacou o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.

O grupo de cooperativista também realizou múltiplas audiências com equipes dos Ministérios da Cidadania e Agricultura, tratando questões de inclusão produtiva e da agricultura familiar em projetos como o de Biocombustíveis Avançados e Diesel Verde. A agenda também contou com a reunião entre as cooperativas de Alagoas e o superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho, para pedir apoio na articulação na tramitação dos PL’s que tratam a inclusão de agricultores familiares nas políticas de combustíveis avançados.

“Alagoas é conhecida como um estado ativo nas demandas e propositivos em ações. Nosso intuito é sempre abrir portas e semear oportunidades. Foram reuniões positivas e que vão nos render pautas importantes para o nosso segmento”, destacou o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.