Cooperativismo
Cooperativa realiza Dia de Campo sobre aplicação de leguminosas na nutrição bovina
A COOPAZ realizou o evento para contemplar os produtores de seis povoados da região
A Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (COOPAZ) realizou um Dia de Campo, em Jacaré doa Homens, na última terça-feira, 21, para apresentar a utilização de leguminosas como a gliricídia e a moringa para utilização na suplementação da alimentar de bovinos. A atividade deverá ser aplicada à região em parceria com o Instituto Federal de Alagoas em Batalha (IFAL) com apoio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste.
A parceria para utilização de leguminosas na alimentação do rebanho vai contemplar produtores de seis povoados da região. De acordo com o presidente da COOPAZ, Tiago Silva, é oferecer melhor qualidade nutricional de custo mais acessível. “Faremos um experimento assistido pelo IFAL para testar a adaptação desse plantio de leguminosas e assim criar uma rede produção que possa atender ao rebanho dos agricultores familiares”, destacou o presidente da COOPAZ.
A COOPAZ é uma das 34 cooperativas que integram o quadro da Unicafes em Alagoas. A ação, segundo o presidente da Instituição, Antonino Cardozo, poderá ajudar a carência no acesso ao suplemento do rebanho.
“As cooperativas e os seus agricultores estão cada vez mais buscando sustentação na ciência e no conhecimento para ampliar sua produtividade e alcançar melhor performance no campo. Uma solução importante também para suprir a escassez de recursos hídricos na região semiárida”, observou Cardozo.