Cooperativismo
Conselho Estadual de Cooperativas define plano de trabalho para agenda positiva 2022
Reunião ordinária realizada na Sedetur definiu nome do vice-presidente e estratégias para direcionamentos administrativos e jurídicos da instituição.
O Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) definiu, durante reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (1), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), o plano de trabalho para a agenda positiva do cooperativismo em 2022. Na ocasião, o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária (Coopaiba), Antonino Cardoso, foi eleito pelo colegiado como vice-presidente do Conecoops.
Durante a reunião foram discutidas estratégias para elaboração do plano de trabalho a partir da definição dos grupos temáticos que vão avaliar e estruturar o regimento do Conselho que tem como responsabilidade articular diálogos entre as entidades cooperativistas e governo de Alagoas.
De acordo com o presidente do Conecoops, o secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, o momento é de priorizar a reformulação do Conselho de forma jurídica e administrativa para acelerar as pautas de desenvolvimento econômico e social do cooperativismo.
“A partir desta reunião vamos agilizar as demandas que são prioritárias, como a atualização do decreto do regimento interno e das leis. Além das pautas propositivas que o governo de Alagoas pode realizar para promover o setor cooperativista no estado. Nós entendemos que esse trabalho integrado e de forma democrática vai afetar positivamente a retomada econômica para que o setor de cooperativismo se torne cada vez mais competitivo”, destaca Marcius Beltrão.
Recém-eleito vice-presidente do Conecoops, Antonino Cardoso, enfatizou que a união entre as instituições públicas e as cooperativas são fundamentais para o crescimento econômico de Alagoas.
"A intenção do Conecoops é contribuir com a reformulação da política de desenvolvimento econômico como um todo. Portanto, neste primeiro momento iremos nos dedicar a grupos temáticos voltados a revisão da legislação e regimentos internos e decretos. Precisamos atualizar a legislação com as demandas atuais, e, a partir daí, veremos o que é possível ser feito junto a Sedetur através das ações pautadas na política estadual de desenvolvimento cooperativista”, expôs.
Conecoops - Formado por representantes da sociedade civil, das cooperativas do Estado e do governo Estado, o Conecoops foi retomado em dezembro de 2021 com a missão de articular políticas a partir do diálogo entre cooperativas e o governo de Alagoas.
Encabeçado pela Sedetur, o Conecoops conta com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Selaj), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).