Cooperativismo
Unicafes/AL realiza visita técnica à Coofama em Sergipe
Cooperativa alagoana conheceu como funciona a produção de uma das principais fornecedoras de farinha no mercado local
Durante o Sealba AgroShow, realizado no último mês em Itabaiana, no Sergipe, a Unicafes/Al aproveitou a oportunidade para visitar a Coofama, cooperativa que trabalha com a produção de farinha de mandioca no município de Campo Brito, e hoje, além de Sergipe, vende seus produtos para estados como Bahia e São Paulo.
A cooperativa alagoana conheceu melhor como funciona a base de produção da Coofama, unidade de conta com 82 cooperados e mais de 150 casas de farinha em atividade, aproveitando ao máximo toda a produção que vem do campo, sendo uma das principais fornecedoras do derivado no mercado local.
Durante a visita, foi abordada a regulamentação das casas de farinha, pois há o interesse de se implantar o modelo de trabalho em Alagoas. O presidente da Unicafes/Al, Antonino Cardoso, acredita que o estado pode se espelhar em Sergipe, que inclusive conta com uma legislação específica para a farinha artesanal.
"Sergipe pensou em alternativas para que as casas de farinha não fechassem, nessa cidade tem 600 e todas funcionam a partir de um regramento estabelecido pelo poder público, as organizações, os órgãos de controle ambiental, o que se tornou uma solução econômica para a comunidade, que alimenta o gado e manipula a pastagem através dessa manipueira", afirmou.
A Coofama é um case de sucesso na organização de seus grupos, com a produção de alimentos e receitas artesanais para o segmento de festas e eventos, com um mix de produtos que mostra a força do cooperativismo.
Confira a visita completa