Cooperativismo
Unicafes solicita apoio de Arthur Lira para fortalecimento do Selo Biocombustível Social
Cooperativas participaram de audiência com o presidente da Câmara dos Deputados

Liderada pela Unicafes Alagoas, as cooperativas da agricultura familiar participaram de uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, nesta terça-feira (22) para tratar sobre a continuidade do programa Selo Biocombustível Social. Os representantes dos agricultores solicitaram uma interlocução com governo federal para a manutenção do programa, que vem sendo desacelerado nos estados.
O apelo das Cooperativas é pela preservação Selo que vem sofrendo alterações em suas operações de mistura, reduzidas a faixa de 80%. A reunião contou com um amplo debate sobre o setor com a participação da deputada estadual Jó Pereira, e representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio).
Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o programa proporciona renda e garantia de assistência técnica aos pequenos produtores enquanto ferramenta de fomento à inserção do agricultor familiar no mercado do biodiesel.

“A luta nesse momento de dificuldade, com algumas reduções na mistura, é para preservar a existência do programa e para a retomada de forma fortalecida mais à frente. Será substancial contar com o apoio da Câmara dos Deputados entendendo a importância dessa defesa. Desta forma poderemos acumular mais experiência e avançarmos”, explicou o presidente da Unicafes Alagoas.
Uma interlocução será aberta junto ao Ministério da Economia, conforme compromisso afirmado por Lira, para manter a agricultura familiar participando ativamente do Programa. O programa conta com mais de 4 mil famílias em Alagoas, sendo 70 mil no País.
“Estamos sempre atentos às questões de produção, principalmente entre as matrizes energéticas limpas uma vez que o Nordeste vive embasado na indústria alcoleira, tanto do açúcar como do álcool e também agora do biodiesel. Importante essa discursão que foi trazida aqui. Faremos contato com a Economia e a Casa Civil para intermediar uma conversa que possa dar uma encaminhamento para a solução desse assunto”, declarou Arthur Lira.
O assunto também foi tema de audiência com o senador da República por Alagoas, Fernando Collor. O parlamentar também se comprometeu em ajudar a agricultura familiar em suas atividades junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
