Cooperativismo

Oposição registra chapa na OCB/AL: “vamos resgatar o cooperativismo em AL”

"Algumas cooperativas estão impedidas de participar do pleito em função das manobras praticas pela atual diretoria "

Por Blog de Edivaldo Junior 12/04/2022 06h06
Oposição registra chapa na OCB/AL: “vamos resgatar o cooperativismo em AL”
"Chapa 2" - Foto: Reprodução

O Movimento Muda OCB/AL registrou chapa de oposição para a eleição de renovação da diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoa na segunda-feira,(11).

“Conseguimos superar todas as manobras, todas as tentativas de manipulação e registramos a chapa que tem como principal objetivo o resgate do cooperativismo em Alagoas”, aponta Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba.

“Algumas cooperativas estão impedidas de participar do pleito em função das manobras praticas pela atual diretoria da OCB/AL. Ainda assim vamos trabalhar muito, conversar com todos para garantir o resgate do cooperativismo. A OCB/AL não tem dono. O compromisso do nosso grupo é ter uma gestão participativa, sem exclusão de nenhuma cooperativa”, aponta.

Versão oficial


Veja texto da assessoria do Movimento Muda OCB/AL

Eleições na OCB/AL terá chapa de oposição pela primeira vez

Pela primeira vez, a disputa pela direção da OCB Alagoas vai acontecer com a participação de um grupo de oposição à gestão da atual presidente Marcia Túlia. Nesta segunda-feira,11, a Chapa 2 – Muda OCB/AL, realizou a inscrição de seu grupo na sede as OCB em Maceió. A composição da chapa conta com cooperativas da área da saúde, crédito, agricultura familiar, trabalho, serviços, transporte e etc.

A Chapa denuncia a ausência da OCB/AL nas atividades do setor e questiona a falta de transparência no processo eleitoral, que vem sendo usado benefício próprio. De acordo com Antonino Cardozo, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimento Solidário (Coopaiba), a OCB/AL precisa voltar a liderar o setor em Alagoas.

“Estamos diante de um processo muito duro, onde há um jogo de manipulação em benefício próprio. Vai de alteração do estatuto para habilitar a candidatura da atual presidente à questões de criação de cooperativas ‘fakes’, além de exclusão de cooperativas da Instituição”, explicou Cardozo.As eleições acontecem na quarta-feira, dia 20 de abril. A chapa 2 é composta por cooperativas dos mais diversos segmentos e o objetivo é seguir lutando em defesa do cooperativismo e avançando nas conquista das Instituição.