Cooperativismo

Unicafes/AL traça planejamento estratégico visando fortalecimento do setor

Por BCCOM Comunicação 25/04/2022 18h06 - Atualizado em 25/04/2022 22h10
Unicafes/AL  traça planejamento estratégico visando fortalecimento do setor
Encontro segue até esta terça-feira (26) - Foto: BCCOM Comunicação

Cooperativismo, agricultura familiar, fortalecimento comercial e plano estratégico. Estes foram alguns dos principais pontos debatidos nesta segunda-feira,25, durante encontro de dirigentes e colaboradores da Unicafes Alagoas para a formatação do planejamento estratégico da Instituição para os próximos anos. O encontro, que está acontecendo no Marina Maceió Hotel, segue até esta terça-feira (26).

As União das Cooperativas, que em dez anos de atuação vem conseguindo reposicionar a produção da agricultura no mercado, vem apostando na configuração de um plano de ações ainda mais assertivo para a consolidação de políticas públicas voltadas para o escoamento da produção do agricultor familiar.

“Enquanto organização cooperativa e solidária a Unicafes se volta para o fortalecimento institucional muito forte, pactuando o segmentos, os seus ramos e cadeias. Isso também passa pelo fortalecimento da intercooperação, da comunicação e negócios. Um conjunto de ações que possam dinamizar as atividades das nossas singulares a médio e longo prazo”, explicou o presidente da Unicafes Alagoas Antonino Cardozo.

Com uma atuação considerada cada vez mais consistente, a Unicafes deverá aplicar às suas estratégias de atuação planos para atrair novos mecanismo de comercialização e crédito solidário. A presidente da Cooperativa de Produção e Comercializacao da Agricultura Familiar de São José da Tapera, (Coopcaf), Verônica Santos, reiterou a importância de alinhamento das ações.

“A Unicafes tem ajudado a ampliar os horizontes das cooperativas que estão no campo organizando a produção e buscando mercado para o pequeno produtor. A entidade vem sendo arrojada em suas pautas, buscando agir com proatividade, trazendo soluções pontuais para o agricultor. Isso tem feito toda a diferença, trazendo mais tranquilidade”, salientou a presidente da Coopcaf.