Cooperativismo

Jovem cooperativista morre afogado em Piaçabuçu

Leílton, ou como era mais conhecido, Léo, tinha apenas 22 anos e dava aulas sobre educação ambiental para cooperados, agricultores e pescadores da região

Por Redação 27/04/2022 10h10 - Atualizado em 27/04/2022 10h10
Jovem cooperativista morre afogado em Piaçabuçu
Leílton, ou como era mais conhecido, Léo, tinha apenas 22 anos e dava aulas sobre educação ambiental - Foto: Reprodução redes sociais

Um jovem com muitos sonhos para si e para toda a sua comunidade, morreu afogado na noite de terça-feira (26) no Rio São Francisco, em Piaçabuçu, município distante cerca de 137 km de Maceió.

Leílton da Conceição Santos. De 22 anos, era ligado à Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaíba), vice-presidente da recém-criada Associação dos Jovens Recicladores Rurais (Associação Reciclar), e muito querido na região.

O seu amigo e parceiro na Reciclar, João Marcos, contou sobre a morte e o trabalho dele na comunidade. “Ele gostava muito de pescar com arpão, mergulhando. E ontem (terça) a gente passou o dia dando aula e ele comprou uma lanterna nova e quis inaugurar. Eu fui pra casa. Uns minutos depois o rapaz que foi com ele me ligou e disse que Léo (como era mais conhecido) mergulhou e não voltou mais”.

Pescadores e familiares procuraram Leilton nas águas do Rio São Francisco. Quem achou o corpo, foi o seu irmão. “Vimos um clarão e era da lanterna dele. Os pescadores mexeram na lanterna, procuramos por uns 30 minutos e aí a gente ficou lá até que conseguiram topar na lanterna com o gancho. O irmão dele mergulhou e pegou a lanterna e puxou o Léo. Já estava sem vida”.

Léo deixa uma filha de apenas três meses. O seu enterro está marcado para as 15h, em Piaçabuçu.