Cooperativismo

Política é tema de formação realizada pela Secretaria de Juventudes da Unicafes Nacional e Contag

Formação com quatro cursos está sendo realizada de forma virtual para a juventude cooperativista

Por Redação* 12/05/2022 12h12
Política é tema de formação realizada pela Secretaria de Juventudes da Unicafes Nacional e Contag
Formação é inspirada no Teatro do Oprimido - Foto: Divulgação

Com o tema Política: O que eu tenho a ver com isso, a Secretaria de Juventudes da Unicafes Nacional, em parceria com a Secretaria de Juventudes da Contag, está realizando virtualmente para a juventude cooperativista, uma formação política dividida em quatro cursos. O objetivo é compreender sobre como a sociedade se organiza, além dos conceitos de governo, estado, políticas públicas e projeto de governo.

A formação é inspirada no Teatro do Oprimido, que baseia-se na exploração e construção de cenas que retratem situações de opressão e a valorização da capacidade criadora e criativa dos jovens, através da sua ativação enquanto sujeitos. O Teatro do Oprimido é um método para a emancipação, que prepara os sujeitos para agir em situações de opressões no cotidiano.

Técnica agrícola, Raniely Alcantará, de 25 anos, do Coletivo de Jovens da Unicafes do Rio Grande do Norte, avalia que a juventude deve discutir política e levar este debate para o campo e para a cidade. “Somos um país político, democrático e precisamos mostrar as diferenças para nosso povo de política partidária e de política que envolve os projetos e ações. O meio rural ainda é muito desinformado quando se fala em política, pois infelizmente há muitas fake News”, observa.

Para Raniely, o curso de formação política fortalece a união do movimento sindicalista e cooperativista. “A Contag e a Unicafes não estão apenas formado jovens, e sim, educadores. O aprendizado tem nós feito refletir ainda mais sobre nosso lugar de fala e nossos direitos”, salienta.

*Com Ascom Unicafes Nacional