Cooperativismo
Coopaiba lançou fomento que vai ofertar R$280 mil para agricultores familiares
De acordo com a Cooperativa, o Fomento vai funcionar através da dinâmica de antecipação de crédito com objetivo para que o agricultor fortaleça suas atividades
A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba) lançou nesta quarta-feira, 29, o seu Programa de Fomento ao Cooperado visando a oferta de incentivos para investimento na produção. Durante evento foi anunciada a liberação de R$ 280 mil para destinado à 440 agricultores familiares da região de Piaçabuçu.
De acordo com a Cooperativa, o Fomento vai funcionar através da dinâmica de antecipação de crédito com objetivo para que o agricultor fortaleça suas atividades. O agricultor pode escolher entre pagar ou quitar com sua produção. A expectativa, segundo o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, é que o programa cresça ainda este ano, incluindo mais 600 pequenos produtores.
“Esse programa consiste na tentativa de construir mecanismos para o próprio financiamento e para o processo de bancarização do município de Piaçabuçu. Tendo a cooperativa como esse agente que vai oferecer a dinâmica de giro para que esse cooperativado melhore a produção, fazendo compreender a importância desse fundo de reserva", destacou Cardozo.
Para participar do programa, o cooperado deve passar por uma etapa de formação em educação cooperativa e financeira. De acordo com o diretor da Coopaiba, Maik Leonardo o fomento varia de acordo com o porte do agricultor.
“O fomento ele inicia com a liberação variável de recursos de acordo com o perfil de produção do agricultor. As principais demandas que os agricultores nos apresentam são para investimentos em insumos e para o trato do solo, que são questões técnicas de alto custo”, explicou dirigente.
A solenidade de lançamento, que foi realizada no Povoado Penedinho, em Piaçabuçu, contou com dezenas de agricultores familiares beneficiados nesta primeira etapa do programas. O evento também recebeu o deputado federal Marx Beltrão, o superintendente da Conab Alagoas , Bruno Barros; além de representantes da Unicafes Alagoas, Sedetur e cooperativas Pindorama, Capial, Coobapi e Cooperal.
O deputado federal Marx Beltrão destacou a importância do trabalho cooperativo para fortalecer o pequeno produtor.
“Fico muito feliz e parabenizo a cooperativa pela nova oportunidade ofertada ao agricultor. Quando a gente vê uma cooperativa como a Coopaiba unindo forças pra beneficiar o pequeno agricultura , isso nos dá mais ânimo para trabalhar para viabilizar novos mecanismos para alavancar a atividade”, enfatizou.