Cooperativismo
Kits de cooperados da agricultura familiar beneficiam 50 mil alunos em Maceió
Investimento garante mais segurança alimentar e uma nutrição saudável e balanceada com produtos livres de agrotóxicos
Após ultrapassar a meta de 30% do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em parcerias com cooperativas alagoanas, a Prefeitura de Maceió realizou a entrega de kits da agricultura familiar que vão fornecer alimentos para 50 mil alunos da rede municipal de ensino.
Ao todo serão investidos R$ 6 milhões e comprados 1,2 toneladas diretamente dos pequenos produtores de Alagoas. Maceió chegou aos 41% de investimento no PNAE. Os kits são compostos por leite em pó, um abacaxi, bananas, batata doce e açúcar. Todos os alimentos são oriundos da agricultura familiar, garantindo uma alimentação mais balanceada e saudável, já que os pequenos produtores garantem um uso reduzido ou nulo de agrotóxicos.
Joselito Filho é produtor rural da Cooperativa de Laranja Lima de Santana do Mundaú, uma das beneficiadas com o edital. Ele afirma que a Prefeitura de Maceió teve um amplo diálogo com os agricultores no processo de aquisição dos alimentos oriundos da agricultura familiar.
“Estamos nos planejando junto à Prefeitura de Maceió desde o início do ano e, com isso, o contrato culminou em um momento muito importante, porque garante renda para os agricultores e, consequentemente, para o estado. Na outra ponta, temos um alimento rico em nutrientes para todos os alunos da rede municipal”, avalia.
Uma das famílias transformadas pela entrega dos kits foi a de doméstica Kelly Ferreira, mãe de Ketlyn Alessandra, 6 anos, Keila Fernanda, 5 anos, ambas estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Salete, no Benedito Bentes.
Emocionada, a mãe agradeceu a iniciativa e revelou a ajuda importante dos alimentos entregues. “Às vezes elas [as filhas] pediam e nós não tínhamos nem fruta em casa, só o básico por estarmos em uma situação muito difícil. Então, esses kits nos ajudam muito”, revelou.
Para a aluna Chrislayne Tais da Silva, 13 anos, do 9º ano da Escola Kátia Pimentel, os kits ajudaram bastante em casa, garantido a alimentação de todos. “É uma família grande, todos na mesma casa, e os kits ajudaram bastante. Fico sempre muito grata, meus dois irmãos estudam em outra escola e também receberam”, revelou.