Cooperativismo

Mobilizações da Unicafes/AL trazem resultados para comercialização de produtos da agricultura familiar

Entre os resultados alcançados estão a assinatura do contrato de fornecimento de bolos e pães na ordem de R$ 400 mil pela Cooperativa dos Agricultores de São Sebastião

Por Assessoria BCCOM 22/07/2022 08h08 - Atualizado em 22/07/2022 11h11
Mobilizações da Unicafes/AL trazem resultados para comercialização de produtos da agricultura familiar
. - Foto: Assessoria BCCOM

As ações do programas Rota da Merenda Legal, articulada pela Unicafes Alagoas, vem gerando oportunidades para as cooperativas da agricultura familiar comercializarem seus produtos no mercado institucional. O Rota da Merenda é um programa de ação itinerante que busca alertar gestores escolares e municipais para a importância da execução do PNAE nas escolas. O evento já passou pela região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertão, Sul e Baixo São Francisco.

Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, após as mobilizações regionais do Rota houve aumento no número de assinatura de contratos contemplando os itens da cesta da agricultura. “Os municípios estão cada vez mais atenciosos para a execução do PNAE, buscando a inclusão de uma maior diversidade e de volume desses produtos. A Unicafes tem se mobilizado para que esse trabalho seja conjunto com participação do poder executivo e legislativo, além de procuradores e da equipe técnica de nutrição”, avaliou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes.

Entre os resultados alcançados estão a assinatura do contrato de fornecimento de bolos e pães na ordem de R$ 400 mil pela Cooperativa dos Agricultores de São Sebastião (CoopeagriSS). O fornecimento para as escolas do município teve início nesta semana com pães com massa de macaxeira e bolos diversos.

“A Cooperativa precisou aumentar a produção para poder atender ao mercado institucional. Estaremos fornecendo 14 toneladas, entre bolos , pão de queijo, pão convencional e de macaxeira. Além de vender nossa produção in natura, ganhamos essa nova alternativa para incrementar a renda das famílias do campo”, disse Eduardo Felix, presidente da CoopeagriSS.

Com os novos fornecimentos, a cooperativa já está investindo na construção de uma cozinha industrial. “Somos uma cooperativa com 185 associados e com dez anos de experiência para a merenda escolar. É um meio de venda muito importante e que dá a estabilidade ao pequeno agricultor. Esse é um meio que nos permite crescer e estabelecer metas evolução”, afirmou Felix.