Cooperativismo
UBL da CPLA recebe visita de estudantes do IFAL
Fábrica entrou em funcionamento em junho e completou dois meses de operação
Acompanhados pelo presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – campus Murici - participaram de uma visita as instalações da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha, no sertão do estado.
A fábrica, que pertence a CPLA e que entrou em funcionamento em junho passado, completou dois meses de operação.
“É uma grande satisfação receber os estudantes e poder mostrar a eles a UBL em funcionamento e todo o potencial dessa indústria. A Unidade de Beneficiamento de Leite representa a força e a dedicação da agricultura familiar alagoana, em especial, do nosso pequeno produtor de leite”, declarou Monteiro, que fez questão de acompanhar os estudantes na visita ao parque industrial.
Nessa primeira etapa, a unidade começa com uma capacidade de processamento de 100 mil litros/dia usados na produção de leite pasteurizado, linha de fermentados, creme de leite e manteiga.
De acordo com a CPLA, a UBL gera 40 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos, beneficiando mais de dois mil pequenos produtores de leite da região da bacia leiteira, ligados a cooperativa.
Quando chegar a capacidade plena de operação, a unidade vai beneficiar mais de 600 mil litros de leite e atender a mais de cinco mil agricultores familiares.
Investimento
A UBL contará com a maior e mais avançada planta de leite em pó do Nordeste, sendo a única da agricultura familiar da região, com investimentos que passam dos R$ 40 milhões.