Cooperativismo
Fábrica de doces artesanais da Coopaiba vai gerar renda para mulheres agricultoras
O modelo de fábrica de gêneros artesanais faz parte do planejamento da Unicafes em expandir a produção de alimentos entre grupos de cooperadas e famílias da agricultura, com produção voltada para o abastecimento do setor público
A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba) segue avançando na diversificação de suas atividades na agricultura familiar. Nesta sexta-feira,26, a cooperativa realiza a inauguração da Fábrica de doces “Sabor Artesanal”, empreendimento que vai incluir cerca de 200 mulheres do município de Piaçabuçu na produção de bolos, pães e cocada. O evento acontecerá na colônia de Pescadores Z-19, às 9h.
A atividade será gerida através da Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Cocada – Sabor Artesanal. A produção será escoada no mercado institucional com as vendas para a merenda escolar e também deverá ser comercializada no mercado privado. A proposta, que é apoiada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), é criar oportunidade de renda para mulheres agricultoras, espoas e filhas de cooperados.
“São produtos artesanais, com receitas tradicionais e todas as recomendações nutricionais preservadas. Uma aposta do cooperativismo para alcançarmos a independência financeira dessas mulheres. E principalmente, uma fábrica que vai valorizar todo o trabalho das famílias envolvidas desde a produção da lavoura, do coco da cooperativa até a comercialização”, pontuou o presidente da Unicafes/AL e da Coopaiba, Antonino Cardozo. O modelo de fábrica de gêneros artesanais faz parte do planejamento da Unicafes em expandir a produção de alimentos entre grupos de cooperadas e famílias da agricultura, com produção voltada para o abastecimento do setor público.