Cooperativismo
Cooperativas do Programa do Leite entregam Carta Aberta aos candidatos ao governo de Alagoas
Com 20 anos de criação, atualmente, o programa atende mais de três mil agricultores familiares de diferentes regiões e organizados em mais de 200 associações
Representantes das cooperativas, que fazem parte do Programa do Leite, a exemplo da CPLA e da Pindorama, entre outras, iniciaram, hoje, uma série de reuniões com os candidatos ao governo do estado. Na pauta dos encontros, a entrega de uma Carta Aberta que relata a importância do programa para Alagoas.
Na oportunidade, os dirigentes das cooperativas também entregaram um termo de compromisso, a ser assinado por cada candidato, onde eles se comprometem, caso eleito, a manter o programa no estado.
A primeira reunião foi com o candidato Cícero Albuquerque, sendo seguido por um encontro com Rodrigo Cunha. A agenda prossegue, amanhã, terça-feira, 13, com os candidatos Fernando Collor e Luciano Almeida. O próximo, será o governador Paulo Dantas.
De acordo com as cooperativas, os documentos serão entregues apenas aos candidatos com representação partidária na Câmara dos Deputados.
Com 20 anos de criação, atualmente, o Programa do Leite atende mais de três mil agricultores familiares de diferentes regiões e organizados em mais de 200 associações, com a produção coordenada por quatro cooperativas, que asseguram o beneficiamento e a logística de distribuição do alimento em todas as cidades alagoanas.
“Resolvemos fazer essa Carta Aberta firmando o compromisso dos candidatos ao governo de Alagoas para a continuidade do Programa do Leite. Ele é essencial na vida dos pequenos agricultores e dos beneficiários”, declarou Thiago Silva, presidente da Coopaz.
A iniciativa contempla mais de 100 mil famílias de beneficiários, nos 102 municípios do estado, com a distribuição de quatro litros de leite, por semana.
Considerado modelo para o Brasil, o Programa do Leite em Alagoas tem como objetivo propiciar o consumo de leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção por agricultores familiares, assegurando a geração de emprego e renda no campo.
“É uma ação importante para que a gente possa garantir a continuidade do Programa do Leite que é uma ação que cresce a cada ano em Alagoas. Já estamos há 20 anos defendendo o programa que é de suma importância. É um momento importante para que, antes da eleição, todos os candidatos possam se comprometer com a continuidade do programa”, Diego Amaral, da cooperativa do Vale do Paraíba.