Cooperativismo

Na abertura da Feira Coop, Unicafes destaca força do setor

O evento conta com 50 estandes expondo produtos e serviços dos segmentos da agricultura familiar, saúde, serviço, crédito, música e transportes, além do artesanato local

Por Assessoria BCCOM 24/09/2022 15h03
Na abertura da Feira Coop, Unicafes destaca força do setor
. - Foto: Assessoria BCCOM

A Federação Unicafes Alagoas deu início à 1ª Feira Coop, recebendo grande público na praça Multieventos na orla da Praia de Pajuçara na noite desta sexta-feira,23. O evento foi aberto oficialmente em solenidade realizada com a participação de líderes do cooperativismo e de autoridades políticas como a deputada federal Tereza Nelma; vereadora de Maceió Teca Nelma e da secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Caroline Balbino, e do secretário municipal de Governo de Maceió, Ivan Carvalho.

O evento que conta com 50 estandes expondo produtos e serviços dos segmentos da agricultura familiar, saúde, serviço, crédito, música e transportes, além do artesanato local. Classificado como o “setor dos setores”, Alagoas conta com mais de 280 cooperativas e 300 mil cooperados , contabilizando o peso de R$ 2 bilhões na economia local em financiamento e produção.

Durante a solenidade, o presidente da Unicafes enfatizou o desafio em pautar o cooperativismo na criação de políticas públicas e na preparação das próximas gerações. “Essa feira precisa levar o padrão mental das lideranças do cooperativismo a partir de agora, se baseando na grandeza do evento . A Feira Coop representa a coroação de um ano muito intenso, com a materialização de grandes projetos” , disse o presidente da Federação Unicafes/AL.

A primeira noite foi considerada sucesso em organização, estrutura e é opção de lazer e gastronomia com a praça de alimentação coordenada pelos restaurantes da Abrasel. Para a secretária de Estado do Desenvolvimento e Turismo Econômico, Caroline Balbino, o setor inaugura uma nova fase. “Um nova era começa para o cooperativismo de Alagoas. Isso vem sendo construindo lá atrás, e com muito orgulho participamos com a retomada do Conselho do Cooperativismo e em concessão de fomento ao setor. A Feira concretiza a grandeza desse setor”, enfatizou Balbino.

Experiência

O advogado Alexandre Norberto levou a família para visitar o circuito de cooperativas na noite de estreia da Feira Coop. Segundo ele, o evento surpreendeu em organização. “A organização e toda estrutura nos surpreendeu. Foi uma experiência muito agradável poder conhecer serviços que a gente já consumia sem saber que vinham do cooperativismo”, enfatizou o visitante.

A Feira Coop continua neste sábado (24) e domingo (25) com palestras, rodadas de negócios, apresentações culturais e atendimento nos estandes.