Cooperativismo
Domingo é o último dia da Feira Coop Alagoas
Evento que funciona até às 22h, já recebeu mais de 5 mil visitantes
Encerra neste domingo, às 22h, a 1ª Feira Coop Alagoas, evento reúne mais de 50 expositores na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, em Maceió. Organizado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), a feira conta com apresentações culturais e artísticas, praça de alimentação e a concorrida Quitanda Coop, espaço de comercialização dos produtos produzidos na área rural do estado.
Segundo a organização, em dois dias de evento, mais de cinco mil pessoas já passaram pela Praça Multieventos. “Tem sido uma grande surpresa de público. Alguns dos nossos expositores da Quitanda Coop já venderam toda a produção reservada para o evento e o mais importante estão com encomendas para atender a demanda”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas.
Com o apoio do Sebrae Alagoas estão sendo realizadas rodadas de negócios entre cooperativas e empresas privadas do estado. Neste domingo a pauta dos negócios é a intercooperação. “É gratificante fazer parte dessa ação de desenvolvimento do setor cooperativista de Alagoas. Nosso trabalho normalmente é prepará-los para fazer negócios e sabemos do potencial das cooperativas do estado”, reforçou Fátima Aguiar, da unidade de relacionamento do Sebrae Alagoas.
Para o maestro Luiz Martins, diretor da Cooperativa de Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas (Cofia), tem sido uma grande oportunidade de dialogar com o público alagoano e com as empresas. “Temos muitos projetos que podem gerar intercooperação. Um deles é formar músicos em parceria com cooperativas e quem sabe até uma orquestra. A Feira Coop tem sido uma experiência ímpar”, destacou o músico.
Gerando negócios e movimentando a renda das cooperativas, estão circulando na feira duas moedas sociais, a Caatinga e a Bertholet. Boa parte dos expositores da Quitanda Coop estão recebendo as moedas. “Nossas moedas sociais já estão consolidadas. Elas garantem uma economia em relação às formas tradicionais de pagamentos, promovem a inclusão social e beneficiam nossas comunidades”, afirmou Antonino Cardozo, promotor da feira.
Para a comunidade, além da feira, haverá apresentação cultural da orquestra Jovens Rurais Pindorama, formada por filhos e filhas da Cooperativa Pindorama, instalada na região sul do estado. Na sequência, se apresentam Maracatu Baque Alagoano e Samba da Periferia. Na praça de alimentação, a Associação dos Bares e Restaurantes de Alagoas, Abrasel, trouxe seis restaurantes que oferecem comidas típicas nordestinas e outros sabores.