Cooperativismo
Dia de Campo da Coopaiba foca nos tratos culturais de coqueirais
Na prática, o grupo de 30 jovens aprendeu as técnicas de preservação utilizando substratos do coco como a fibra extraídas da casca do coco
A Cooperativa da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) promoveu mais um Dia de Campo voltado para recuperação e preservação dos coqueirais das áreas cultivadas pela cooperativas. A ação que aconteceu nesta quarta-feira (19) é que segue até esta quinta-feira (20), no povoado Capoeira Grande, ensinou jovens a construção de rodapés e adubação com coberturas mortas.
Na prática, o grupo de 30 jovens aprendeu as técnicas de preservação utilizando substratos do coco como a fibra extraídas da casca do coco.
A expectativa, segundo o técnico da Coopaiba, Rafael Queiroz, é que a ação resulte na preservação de mais de 400 coqueirais. “Essa é uma atividade fundamental e simples na qual a cooperativa está empenhada em trazer cada vez mais capacitação técnica para que os agricultores consigam proteger a lavoura e ainda alcance melhor produtividade”, informou o técnico agrícola.
Segundo gestor da prioridade da Coopaiba , o técnico Manoel Gonçalves, mais de 1200 coqueiros foram afetados com as chuvas de inverno.
“Estamos falando de uma área bem afetada e a interferiu no rendimento da produção visto a importância socioeconômica pois é explorada pro agricultores familiares e emprega uma quantidade significativa de pessoas nas pequenas e médias fazendas, fornecem matéria prima para a cooperativa da Coopaiba e outras agroindústrias”, disse Gonçalves.
O dia dedicado aos tratos culturais do coqueiro trouxe experiências positivas para formação da jovem Vanessa dos Santos Bispo. “A gente participa com objetivo de aprender e multiplicar esse aprendizado entre os agricultores familiares. Uma grande oportunidade de ocupar o nosso espaço no campo”, disse Vanessa.