Cooperativismo

Unicafes-AL promove circuitos de eventos técnicos entre cooperativas

O evento que foi iniciado na última segunda-feira, dia 24, em Arapiraca, com produtores da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) que puderam participar de um curso sobre “A prática cooperativista”, ministrado pelo Sebrae Alagoas

Por BCCOM Comunicação 25/10/2022 18h06
Unicafes-AL promove circuitos de eventos técnicos entre cooperativas
Dia de capacityação. - Foto: Assessoria

A Unicafes Alagoas promove até o próximo dia 16 de novembro uma série de encontros entre agricultores e membros do corpo técnico de suas cooperativas com objetivo de integrar em intercooperação as ações voltadas para a produção no campo. O evento que foi iniciado na última segunda-feira, dia 24, em Arapiraca, com produtores da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) que puderam participar de um curso sobre “A prática cooperativista”, ministrado pelo Sebrae Alagoas.

O projeto, que deverá seguir a linha de intercâmbio ,seguirá com suas atividades na próxima sexta-feira, 28, na Cooperativa da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), onde será realizado um Dia de Campo sobre os tratos culturais do coqueiro. A ação vai envolver agricultores da Coopaiba, da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Ilha das Flores (COOPERFLORES) e da Coopeativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial).

Além de promover conhecimentos técnico para os agricultores, o Dia de Campo também vai enfatizar a importância do Programa Selo Biocombustível Social (SBS) para a agricultura Familiar. Atualmente a Unicafes-AL conta com cinco cooperativas no Programa, com a oferta de coco e oleaginosas. Uma das contrapartidas do Programa acontece em parceria com as empresas que compram a matéria-prima, e que passam a investir em assistência técnica para os pequenos produtores.

“São momentos de alinhamento de ações e com foco no agricultor, como oportunidade de compartilhar conhecimento técnico e otimizar a nossa produção. Ao mesmo tempo, estaremos levando a temática do Selo Biocombustível Social como um agente de desenvolvimento para o nosso setor, e automaticamente renovando o nosso compromisso em continuar com esse trabalho”, enfatizou o presidente da Unicafe/AL, Antonino Cardozo.