Cooperativismo
Coopaiba deve finalizar a colheita do coco com 4,5 mil frutos por hectare
A cooperativa atua no município de Piaçabuçu, região Sul de Alagoas. O rendimento da safra, segundo o setor técnico da Coopaiba, deverá apontar para uma média de 60 frutos por planta
A Cooperativa da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) deve finalizar a colheita do coco no próximo dia 20 de novembro. A expectativa é que a safra, iniciada há quatro meses, seja finalizada com a marca de 4,5 mil frutos colhidos por hectare. A cooperativa atua no município de Piaçabuçu, região Sul de Alagoas.
O rendimento da safra, segundo o setor técnico da Coopaiba, deverá apontar para uma média de 60 frutos por planta.
O principal destino da produção dos cooperados é a indústria de derivados do coco da cooperativa, que demanda cerca de 800 toneladas por mês.
A qualidade da safra, segundo o técnico Pedro Ramos, já pode ser considerada positiva dentro a previsão de atingir quatro colheitas por ano. Cerca de 700 pequenos produtores fazem parte da cadeia produtiva do coco na cooperativa.
“A safra está com bom rendimento entre os coqueirais onde utilizamos a variedade mestiço gigante, que vem dando retorno produtivo dentro do nosso planejamento. O processo de colheita é feito manualmente e vem sendo acompanhado pelos próprios produtores, que já aproveitam para restaurar a área e realizar a limpeza da copa do coqueiro”, destacou o coordenador técnico, Pedro Ramos.
O bom desempenho do campo, segundo o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, deve continuar crescendo. “A Coopaiba conseguiu resgatar a cultura do coco na região onde naturalmente era uma atividade dada como morta. Conseguimos recuperar pomares afetados pelas chuvas e a autoestima do nosso cooperado que pertence a uma região vocacionada para a atividade”, avaliou Cardozo.