Cooperativismo

Agricultores da Unicafes/AL participam de curso de introdução ao cooperativismo em São Sebastião

Mais de 200 membros de sete diferentes cooperativas que fazem parte da Unicafes em Alagoas estiveram presentes no evento

Por Assessoria BCCOM 05/11/2022 11h11
Agricultores da Unicafes/AL participam de curso de introdução ao cooperativismo em São Sebastião
. - Foto: Assessoria BCCOM

Agricultores, jovens e mulheres ligadas a agricultura familiar das cooperativas do quadro da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL), participaram, nesta sexta-feira (04) do curso de introdução ao cooperativismo realizado na Escola Municipal Expedito Tarcírio dos Santos, no município de São Sebastião, no agreste de Alagoas.

Mais de 200 membros de sete diferentes cooperativas que fazem parte da Unicafes em Alagoas estiveram presentes no evento. Na oportunidade, eles puderam trocar experiências sobre as suas produções locais e participaram do curso de introdução ao cooperativismo, além de conhecer a sede Cooperativa Dos Agricultores De São Sebastiao (Coopagriss/AL).

O professor Júnior Benítz, membro do grupo educacional da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) foi o responsável por ministrar o curso. Ele explica que os participantes têm acesso a todos os princípios, valores e a legislação que embasam o cooperativismo, com enfoque na educação cooperativista.

“Esse é o elo entre a cooperativa e o cooperado. Acredito que a medida que as pessoas se conscientizam, que elas têm essa informação, elas se comprometem mais com a realidade em que estão inseridas”, frisou Júnior.

A vice-presidente da Unicafes em Alagoas, Maria José, ressalta a importância da troca de informações, de conhecimento e do contato de agricultores familiares com realidades diferentes das quais eles vivem. Para ela, eventos como esse fortalecem os pequenos agricultores e os grupos produtivos, com o grupo de mulheres, por exemplo.

“É um momento único. Esse encontro é um intercâmbio, onde os cooperados se conhecem, trocam experiências e informações, porque, às vezes, somos vizinhos, mas não conhecemos o colega que produz, então esse projeto apresenta alternativas e eles levam para as suas próprias localidades”, explica.

O ciclo de dias de campo e cursos para os cooperados da Unicafes foi iniciado com a edição no município de Piaçabuçu. Após São Sebastião, os agricultores familiares vão conhecer as sedes da Cooperal e Capial, em Arapiraca.