Cooperativismo

Encontro técnico da Unicafes-AL propõe novas culturas agrícolas no Agreste

Cerca de 200 cooperados compareceram ao evento que foi liderado pelas cooperativas Capial e Cooperal

Por BCCOM Comunicação 18/11/2022 16h04
Encontro técnico da Unicafes-AL propõe novas culturas agrícolas no Agreste
Encontro cooperativisa. - Foto: Assessoria

A Unicafes Alagoas concluiu nesta sexta-feira,18, em Arapiraca, o seu circuito de encontros técnicos voltados para a participação das cooperativas da agricultura familiar no Selo Biocombustível Social. Cerca de 200 cooperados compareceram ao evento que foi liderado pelas cooperativas Capial e Cooperal.

Trabalhando cada vez mais a inserção do pequeno produtos em novos mercados, as cooperativas distribuíram 600 mudas de coqueiros visando o fortalecimento da partipação da região Agreste no SBS. A temática também foi abordada por meio de palestra técnica sobre o plantio, cultura e colheita do coco. O fruto é a principal matéria-prima para o programa de biodiesel produzido em Alagoas, segundo o diretor da Unicafes/AL, Roberto Moura.

“A Unicafes/AL vem reforçando a temática de culturas possíveis. Hoje é feito um trabalho não somente em cima daquilo que o agricultor já tem na roça, mas na oferta de novas possibilidades como é o caso do planejamento da expansão do milho e do amendoim. Este último que também é uma matriz possível para o biodiesel”, explicou Moura.

Algodão

Ainda durante o evento, os agricultores puderam ampliar seus conhecimentos sobre a produção do algodão conhecendo um plantio experimental da CAPIAL. “Estamos diante de um experimento de grande êxito,com material técnico da EMBRAPA, e que já tem grande adaptação e um ciclo curto de produção com previsão de quase 1 tonelada. Essa cultura esteve presente em quase todo nosso Estado e agora está pronta para ser retomada”,disse o diretor da Unicafes-AL, Eloizio Lopes.
O agricultor José Luís, da Cooperal, que planta melancia, abacaxi, batata e macaxeira. Para ele, a chegada de novas culturas dinamiza a renda das famílias do campo. “Para gente é uma grande alegria pois os novos projetos agregam e nos desafiam a ir um pouco além, sempre com ajuda da assistência técnica e o apoio na comercialização”, disse o produtor rural.