Cooperativismo

Unicafes-AL representa agricultura familiar em seminário Nacional do Biodiesel

O evento está promovendo debate sobre os benefícios econômicos, sociais, ambientais, além dos desafios atuais do setor produtivo de biodiesel brasileiro

Por Assessoria 22/11/2022 17h05
Unicafes-AL representa agricultura familiar em seminário Nacional do Biodiesel
O evento está promovendo debate sobre os benefícios econômicos, sociais, ambientais, além dos desafios atuais do setor produtivo de biodiesel brasileiro. - Foto: Assessoria

A Federação Unicafes Alagoas participou à convite da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) do Seminário “As externalidades da política nacional de biodiesel”, em Brasília, nesta terça-feira,22. O presidente da entidade alagoana, Antonino Cardozo, apresentou o panorama da participação da agricultura familia na produção do biodiesel através do programa Selo Biocombustível Social - que estimula apoio empresarial aos agricultores. 

O evento está promovendo debate sobre os benefícios econômicos, sociais, ambientais, além dos desafios atuais do setor produtivo de biodiesel brasileiro. Segundo o presidente da Unicafes-AL , Antonino Cardozo, a agricultura familiar pode ampliar sua participação na estruturação do setor, que conta na política social de biocombustível .

“A Unicafes está defendendo a integração da agricultura familiar no setor de energias renováveis e que o cooperativismo possa contribuir na transição energética, no que se refere a geração da matéria-prima para a destinação final de produtos de biodiesel, além da cogeração e a descarbonização. 

A Federação vem liderando essa discussão no âmbito nacional, sempre participando do encontros temáticos, afim de conduzir a agricultura familiar à novas possibilidades”, explicou Cardozo, durante o painel que apresentou o trabalho das cooperativas da Unicafes-AL no Selo Social.

O diretor-financeiro da Unicafes-AL, Roberto Moura, também representou a agricultura familiar alagoana no evento. Para ele, o mercado do biodiesel vem apoiando grande parte da assistência técnica desenvolvida na região. “Uma discussão muito importante para o planejamento da agricultura e da produção do biodiesel. Destaque para o Nordeste enquanto região que concentra maior número de agricultores atuantes no Selo. O desejo é ampliar a contribuição na matriz energética nacional”, avaliou Moura.