Cooperativismo
Agricultores familiares testam plantio de algodão
Desenvolvimento do algodão já é considerado acima do esperado

O plantio de algodão é mais uma aposta da agricultura familiar para a diversificação da produção na região do Agreste. Uma área de plantio experimental está sendo acompanhada pela Unicafes Alagoas e a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Cooperal), na região do Agreste, com objetivo de incentivar a disseminação da cultura.
Na lavoura foi aplicada a variedade BRS 233FL da Embrapa. O desenvolvimento do algodão já é considerado acima do esperado, e deve render a produção de 300 arrobas por hectare. Segundo Cinara Bernado, coordenadora técnica da Unicafes, a variedade deverá produzir o triplo quando comparado a implantação de outras variedades presentes no mercado.

“Essa é uma cultura bem resistente, na qual está sendo observado o seu desenvolvimento e ensinado aos agricultores como deve ser o manejo e um possível plantio em consórcio. Uma variedade muito boa e um ciclo muito interessante para o pequeno produtores”, disse a coordenadora.
A produção de algodão pelos agricultores das cooperativas da Unicafes-AL é mais uma opção para o atendimento ao programa Selo Biocombustível Social. “Sabemos que em Alagoas o algodão se fazia presente em todas as regiões, e hoje queremos retomar essa tradição econômica também entre a via da agricultura familiar. Essa é a pegada da Unicafes, trazendo novas possibilidades para o pequeno produtor como agente de desenvolvimento e complemento de renda”, descreveu Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.
