Cooperativismo
Fórum do Cooperativismo vai entregar demandas à comissão de transição
O objetivo é que os principais pleitos do cooperativismo sejam incorporados a um planejamento comum de Estado, visto que o setor está presente na vida de milhares de alagoanos, a exemplo da indústria e comércio
O cooperativismo pede passagem para a construção de uma política de atenção ao setor. E será através do Fórum do Cooperativismo no Estado de Alagoas, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), que o setor vai reunir os seus sete ramos de atuação para entregar um documento com as principais demandas cooperativistas à comissão de transição de governo na próxima quinta-feira, 1º de dezembro.
O objetivo é que os principais pleitos do cooperativismo sejam incorporados a um planejamento comum de Estado, visto que o setor está presente na vida de milhares de alagoanos, a exemplo da indústria e comércio.
Com o slogan “Tá na hora do coop dizer o que pode fazer para tornar a vida da gente melhor”, o Fórum do Cooperativismo, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, será o espaço para debater o futuro do setor.
“Teremos um momento muito importante para repassarmos ao governo de transição quais são as principais necessidades bem como as nossas sugestões para criação de um ambiente econômico e social ainda mais dinâmico para o cooperativismo. Um espaço de fomento e soluções para as mais de 200 cooperativas que atuam no mercado e competem igualmente, mas que precisam de um atenção governamental maior”, destacou Cardozo.
O 1º Fórum do Cooperativismo no Estado de Alagoas acontecerá no auditório do Sebrae, no bairro do Poço, em Maceió-AL, a partir das 14h .
Sobre a Unicafes Alagoas
A Federação Unicafes Alagoas representa as cooperativas da agricultura familiar e tem lutado para abertura de novos espaços econômicos para as cooperativas dos sete ramos de atuação em Alagoas.
Sob o desafio de atrair a formação de políticas públicas em parceria com a gestão pública, a Unicafes-AL conseguiu ampliar o debate social sobre o papel do cooperativismo na economia local através de eventos como o Encontro Alagoano do Cooperativismo (ENCOOPAL) e a Feira Coop. A União das Cooperativas também foi uma das responsáveis pela articulação de reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop).