Cooperativismo

Concurso de Merendeiras traz gêneros da agricultura familiar em receitas

O Concurso de Merendeiras é um dos mais importantes instrumentos de valorização para as profissionais da alimentação

Por BCCOM Comunicação 04/12/2022 16h04
Concurso de Merendeiras traz gêneros da agricultura familiar em receitas
Concurso foi disputado em três etapas, envolvendo 143 participantes de 21 municípios - Foto: BCCOM Comunicação

A etapa final do Concurso de Merendeiras, realizado neste sábado (3), trouxe pratos que são servidos nas escolas da rede pública de ensino de Alagoas e que utilizam gêneros da agricultura familiar em sua receitas. O evento, que foi promovido pelo Sebrae Alagoas e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Alimentos e Territórios) e o Senac/AL, contou com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL). As cooperativas também foram parceiras no lançamento na edição especial do “Livro de Receitas Concurso de Merendeiras”.

O concurso foi disputado em três etapas, envolvendo 143 participantes de 21 municípios. A grande vencedora foi a representante da região Tabuleiros do Sul, do município de Penedo, a merendeira Augusta Márcia dos Santos - premiada com R$ 5 mil. O prato campeão foi o “filé de tilápia ao molho de tamarindo e purê de batata doce”.

O Concurso de Merendeiras é um dos mais importantes instrumentos de valorização para as profissionais da alimentação. A edição foi marcada pelo incentivo à qualidade alimentar do cardápio escolar e a inclusão dos itens da agricultura familiar.

Durante as apresentações dos pratos, as profissionais reforçaram suas preferências pelos produtos da agricultura familiar enquanto garantia de sabor e saúde. O executivo da Unicafes Alagoas, Adalberon Sá Júnior, esteve presente no evento e na solenidade de lançamento.

“A alimentação escolar e a agricultura familiar vivem um novo momento na nutrição escolar, em total parceria e empenhados no compromisso em promover a segurança alimentar dos nossos estudantes. Uma valorização importante que gera mais segurança também para o agricultor que ganha mais condição de investimento na produção, passando a produzir mais e melhor”, destacou Adalberon.

A biodiversidade dos itens que compuseram as receitas do Concurso e do Livro, segundo a pesquisadora da Embrapa Alimentos, Patricia Bustamante, surpreendeu. “A biodiversidade dos gêneros alimentícios aliado à criatividade das merendeiras nos trouxe uma boa experiência gastronômica. A agricultura familiar também está de parabéns por ser essa base de qualidade para o alimento final”, disse a pesquisadora.

Livro de Receitas


Por inciativa da Unicafes/AL em parceria com o Sebrae Alagoas, o livro de receitas “Concurso de Merendeiras” ganhou uma edição especial com todas as receitas das participantes do concurso e de chefes da Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel). O material será distribuído nas escolas da rede pública de Ensino.