Cooperativismo

Unicafes-AL e governador Paulo Dantas abrem diálogo sobre o cooperativismo no Estado

O encontro foi pautado pela criação de medidas que fomentem o setor

Por Bccom Comunicação 07/12/2022 15h03
Unicafes-AL e governador Paulo Dantas abrem diálogo sobre o cooperativismo no Estado
Unicafes Alagoas em encontro com Paulo Dantas. - Foto: Assessoria

Com mais de 200 cooperativas atuando em sete remos da economia alagoana, o cooperativismo deve ganhar reforço em atenção na agenda pública. Nesta terça-feira,6, representantes da diretoria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) estiveram em audiência com governador Paulo Dantas e a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos para abrir um novo diálogo sobre o setor. O encontro foi pautado pela criação de medidas que fomentem o setor.

As principais demandas do setor, que foram recebidas das 40 cooperativas que participaram do Fórum do Cooperativismo, no última quinta-feira, 1º de dezembro, foram encaminhadas oficialmente à Comissão de Transição de governo após a reunião no Palácio República dos Palmares desta terça-feira.

A abertura do diálogo com o Executivo, segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, propõe que o cooperativismo seja incluído entre o conjunto de medidas e soluções socioeconômicas para o desenvolvimento local.

“O sentimento é de esperança para o setor cooperativismo. O governador Paulo Dantas deixou claro que enxerga o cooperativismo como ramos colaborador pelo qual pode oferecer soluções ao Estado de Alagoas. A reunião foi muito produtiva, e focada no fortalecimento do setor”, descreveu Cardozo.

Conforme informações da Unicafes/AL, entre as demandas apresentadas está a criação de um departamento que possa gerir e acompanhar a formatação de políticas pública.

Sobre a Unicafes Alagoas


A Federação Unicafes Alagoas representa as cooperativas da agricultura familiar e tem lutado para abertura de novos espaços econômicos para as cooperativas dos sete ramos de atuação em Alagoas.

Sob o desafio de atrair a formação de políticas públicas em parceria com a gestão pública, a Unicafes-AL conseguiu ampliar o debate social sobre o papel do cooperativismo na economia local através de eventos como o Encontro Alagoano do Cooperativismo (ENCOOPAL) e a Feira Coop. A União das Cooperativas também foi uma das responsáveis pela articulação de reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop).