Cooperativismo

Seminário aborda estratégias de comercialização para agricultura familiar

De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o Seminário vai se debruçar sobre os desafios comerciais na agricultura familiar para o próximo ano

Por Assessoria BCCOM 08/12/2022 05h05
Seminário aborda estratégias de comercialização para agricultura familiar
Antonino Cardozo - Foto: Assessoria BCCOM

Com a missão de buscar estratégias para uma melhor comercialização da produção de pequenos agricultores, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) vai realizar nos dias 12 e 13 de dezembro, o Seminário das Cooperativas da Agricultura Familiar de Alagoas, no auditório do Sebrae. Nos dois dias a programação ocorrerá das 8h às 17h.

Destinado aos dirigentes de cooperativas, agricultores e membros da gestão comercial das vinculadas da Federação Unicafes-AL, o evento trará programação de palestras com foco no fortalecimento da comercialização para os mercados institucional de compras públicas e no meio privado em 2023. O Seminário também vai apresentar em sua programação o lançamento do Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL), que será desenvolvido em cooperativas vinculadas.

De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o Seminário vai se debruçar sobre os desafios comerciais na agricultura familiar para o próximo ano.

“Será um momento para delimitar os nosso planos comerciais e para criar estratégias que nos ajudem a superar o desafio do escoamento da produção pela agricultura familiar. Teremos consultores e a participação da Unicafes Nacional nos ajudando a configurar esse novo panorama comercial que será desenvolvido no ano que vem”, disse. 

Sobre o PECSOL

Em andamento em cinco estados pelo Brasil, o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) será lançado durante o Seminário. O programa vai oferecer formação em gestão e governança com foco na comercialização.

“Será mais um instrumento da filosofia cooperativista que vai estar capacitando as equipes administrativas para que possam desempenhar um trabalho cada vez mais estratégico e bem posicionado no mercado”, descreveu o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.